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Melhor filme
- “The Big Short” Brad Pitt, Dede Gardner e Jeremy Kleiner
- “Bridge of Spies” Steven Spielberg, Marc Platt e Kristie Macosko Krieger
- “Brooklyn” Finola Dwyer e Amanda Posey.
- “Mad Max: Fury Road” Doug Mitchell e George Miller
- “The Martian” Simon Kinberg, Ridley Scott, Michael Schaefer e Mark Huffam
- “The Revenant” Arnon Milchan, Steve Golin, Alejandro G. Iñárritu, Mary Parent e Keith Redmon
- “Room” Ed Guiney
- “Spotlight” Michael Sugar, Steve Golin, Nicole Rocklin e Blye Pagon Faust
Aposta: The Revenant. Inicialmente pensei em Spotlight, mas a vitória no BAFTA apenas confirma o momentum gerado em torno deste grande filme. Spotlight e The Big Short correm por fora.
Melhor diretor
- “The Big Short” Adam McKay
- “Mad Max: Fury Road” George Miller
- “The Revenant” Alejandro G. Iñárritu
- “Room” Lenny Abrahamson
- “Spotlight” Tom McCarthy
Aposta: categoria aberta! Aposto em Alejandro G. Iñárritu, mas não seria surpresa alguma ver George Miller com o Oscar.
Melhor ator
- Bryan Cranston – “Trumbo”
- Matt Damon – “The Martian”
- Leonardo DiCaprio – “The Revenant”
- Michael Fassbender – “Steve Jobs”
- Eddie Redmayne – “The Danish Girl”
Aposta: Leonardo DiCaprio. Preparem-se para testemunhar um momento que deve ficar marcado na história do cinema.
Melhor ator coadjuvante
- Christian Bale – “The Big Short”
- Tom Hardy – “The Revenant”
- Mark Ruffalo -“Spotlight”
- Mark Rylance – “Bridge of Spies”
- Sylvester Stallone – “Creed”
Aposta: Sylvester Stallone. Não seria minha primeira opção, mas o histórico desta categoria mostra que a Academia adora homenagear ícones do cinema que nunca foram premiados com o Oscar de tempos em tempos. Comparo o momento vivido por Syl com o mesmo que Jack Palance viveu em 1992, quando venceu com City Slickers. A aposta ‘conservadora’ seria em Mark Rylance
Melhor atriz
- Cate Blanchett – “Carol”
- Brie Larson -“Room”
- Jenniafer Lawrence – “Joy”
- Charlotte Rampling – “45 Years”
- Saoirse Ronan – “Brooklyn”
Aposta: Brie Larson. A alma de Room.
Melhor atriz coadjuvante
- Jennifer Jason Leigh – “The Hateful Eight”
- Rooney Mara – “Carol”
- Rachel McAdams – “Spotlight”
- Alicia Vikander – “The Danish Girl”
- Kate Winslet – “Steve Jobs”
Aposta: Alicia Vikander fez um papel difícil – com a cara da Academia. Deve levar o Oscar.
Melhor roteiro adaptado
- “The Big Short” – Charles Randolph e Adam McKay
- “Brooklyn” – Nick Hornby
- “Carol” – Phyllis Nagy
- “The Martian” – Drew Goddard
- “Room” – Emma Donoghue
Aposta: The Big Short. Incrível observar o trabalho impecável de contextualizar com bom humor termos difíceis para o grande público.
Melhor roteiro original
- “Bridge of Spies” – Matt Charman and Ethan Coen & Joel Coen
- “Ex Machina” – Alex Garland
- “Inside Out” – Pete Docter, Meg LeFauve, Josh Cooley; história de Pete Docter e Ronnie del Carmen
- “Spotlight” – Josh Singer & Tom McCarthy
- “Straight Outta Compton” – Jonathan Herman and Andrea Berloff; História de S. Leigh Savidge, Alan Wenkus e Andrea Berloff
Aposta: Spotlight. Um filme maduro, com ótima progressão.
Melhor animação
- “Anomalisa” – Charlie Kaufman, Duke Johnson e Rosa Tran
- “Boy and the World” – Alê Abreu
- “Inside Out” – Pete Docter e Jonas Rivera
- “Shaun the Sheep Movie” – Mark Burton e Richard Starzak
- “When Marnie Was There” Hiromasa Yonebayashi e Yoshiaki Nishimura
Aposta: Inside Out. Unanimidade.
Melhor fotografia
- “Carol” Ed Lachman
- “The Hateful Eight” Robert Richardson
- “Mad Max: Fury Road” John Seale
- “The Revenant” Emmanuel Lubezki
- “Sicario” Roger Deakins
Aposta: The Revenant. Para essa categoria, que se tornou a mais problemática de se apostar nos últimos dez anos, fica a pergunta: será que a Academia vai dar o terceiro Oscar seguido para Emmanuel Lubezki? Eu aposto que sim. Quem acha que não, deve ficar com Seale, por Mad Max: Fury Road.
Melhor figurino
- “Carol” – Sandy Powell
- “Cinderella” – Sandy Powell
- “The Danish Girl” – Paco Delgado
- “Mad Max: Fury Road” – Jenny Beavan
- “The Revenant” – Jacqueline West
Aposta: categoria extremamente interessante – e a mais disputada dentre todas premiações técnicas. Qualquer um dos filmes indicados pode levar.Delimito três favoritos: Carol e Cinderella, da ótima Sandy Powell, e Jenny Beavan com Mad Max: Fury Road. Destes, aposto em Cinderella.
Melhor documentário
- “Amy” – Asif Kapadia e James Gay-Rees
- “Cartel Land” – Matthew Heineman e Tom Yellin
- “The Look of Silence” – Joshua Oppenheimer e Signe Byrge Sørensen
- “What Happened, Miss Simone?” Liz Garbus, Amy Hobby e Justin Wilkes
- “Winter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom” – Evgeny Afineevsky e Den Tolmor
Aposta: Amy. Após o esnobe da Academia ao documentário Going Clear, ficou aberto o caminho para Amy conquistar a premiação desta categoria. Joshua Oppenheimer, do ótimo The Look of Silence, corre por fora. Fato é que ele deveria ter ganho com The Act of Killing, dois anos atrás.
Melhor edição
- “The Big Short” Hank Corwin
- “Mad Max: Fury Road” Margaret Sixel
- “The Revenant” Stephen Mirrione
- “Spotlight” Tom McArdle
- “Star Wars: The Force Awakens” Maryann Brandon e Mary Jo Markey
Aposta: por mais que faça ressalvas ao andamento do roteiro, Mad Max: Fury Road é um filme que impressiona pela parte técnica, e, claro, é minha aposta. The Big Short e The Revenant correm por fora, com grandes chances de premiação caso seja também vencedor do principal prêmio da noite.
Melhor longa estrangeiro
- “Embrace of the Serpent” – Colômbia
- “Mustang” França
- “Son of Saul” Hungria
- “Theeb” Jordânia
- “A War” Dinamarca
Aposta: Son of Saul. Unanimidade!
Maquiagem e cabelo
- “Mad Max: Fury Road” Lesley Vanderwalt, Elka Wardega e Damian Martin
- “The 100-Year-Old Man Who Climbed out the Window and Disappeared” Love Larson e Eva von Bahr
- “The Revenant” Siân Grigg, Duncan Jarman e Robert Pandini
Aposta: Mad Max. O papa Oscar da edição de 2016.
Melhor trilha sonora
- “Bridge of Spies” Thomas Newman
- “Carol” Carter Burwell
- “The Hateful Eight” Ennio Morricone
- “Sicario” Jóhann Jóhannsson
- “Star Wars: The Force Awakens” John Williams
Aposta: disputa interessante. John Williams é nome de peso dentro da Academia, mas aposto na justa homenagem ao maestro Ennio Morricone, pelo longa The Hateful Eight.
Melhor música
- “Earned It”, de “Fifty Shades of Grey”
Música e letras por Abel Tesfaye, Ahmad Balshe, Jason Daheala Quenneville e Stephan Moccio - “Manta Ray”, de “Racing Extinction”
Música e letras por J. Ralph e letras por Antony Hegarty - “Simple Song #3”, de “Youth”
Música e letras por David Lang - “Til It Happens To You”,de“The Hunting Ground”
Música e letras por Diane Warren e Lady Gaga - “Writing’s On The Wall”, de “Spectre”
Música e letras por Jimmy Napes e Sam Smith
Aposta: após o Globo de Ouro, a canção de Spectre ganhou mais relevância, e corre por fora. Mas o prêmio deve ir para Lady Gaga, com Til It Happens To You.
Melhor direção de arte
- “Bridge of Spies” – Adam Stockhausen, Rena DeAngelo e Bernhard Henrich
- “The Danish Girl” – Eve Stewart e Michael Standish
- “Mad Max: Fury Road” Colin Gibson e Lisa Thompson
- “The Martian” Arthur Max e Celia Bobak
- “The Revenant” Jack Fisk e Hamish Purdy
Aposta: Mad Max: Fury Road. Impossível negar a beleza e dedicação.
Edição de som
- “Mad Max: Fury Road” Mark Mangini e David White
- “The Martian” Oliver Tarney
- “The Revenant” Martin Hernandez e Lon Bender
- “Sicario” Alan Robert Murray
- “Star Wars: The Force Awakens” Matthew Wood e David Acord
Aposta: Mad Max: Fury Road. É o trabalho mais impressionante.
Mixagem de som
- “Bridge of Spies” Andy Nelson, Gary Rydstrom e Drew Kunin
- “Mad Max: Fury Road” Chris Jenkins, Gregg Rudloff e Ben Osmo
- “The Martian” Paul Massey, Mark Taylor e Mac Ruth
- “The Revenant” Jon Taylor, Frank A. Montaño, Randy Thom e Chris Duesterdiek
- “Star Wars: The Force Awakens” Andy Nelson, Christopher Scarabosio e Stuart Wilson
Aposta: Mad Max: Fury Road. Categoria irmã da anterior, dificilmente a Academia divide as premiações. Mantendo a coerência, aposto no longa de Miller.
Efeitos visuais
- “Ex Machina” Andrew Whitehurst, Paul Norris, Mark Ardington e Sara Bennett
- “Mad Max: Fury Road” Andrew Jackson, Tom Wood, Dan Oliver e Andy Williams
- “The Martian” Richard Stammers, Anders Langlands, Chris Lawrence e Steven Warner
- “The Revenant” Rich McBride, Matthew Shumway, Jason Smith e Cameron Waldbauer
- “Star Wars: The Force Awakens” Roger Guyett, Patrick Tubach, Neal Scanlan e Chris Corbould
Aposta: Disputada acirrada! Aposto em Mad Max: Fury Road sabendo que Star Wars tem plenas condições de conquistar o Oscar desta categoria.
Melhor documentário (curta)
- “Body Team 12” David Darg e Bryn Mooser
- “Chau, beyond the Lines” Courtney Marsh e Jerry Franck
- “Claude Lanzmann: Spectres of the Shoah” Adam Benzine
- “A Girl in the River: The Price of Forgiveness” Sharmeen Obaid-Chinoy
- “Last Day of Freedom” Dee Hibbert-Jones e Nomi Talisman
Aposta: Body Team 12. Franco favorito, De toda a lista, foi o mais disputado pelas redes de televisão dos EUA. Clauda Lanzmann corre por fora.
Melhor animação (curta)
- “Bear Story” Gabriel Osorio e Pato Escala
- “Prologue” Richard Williams e Imogen Sutton
- “Sanjay’s Super Team” Sanjay Patel e Nicole Grindle
- “We Can’t Live without Cosmos” Konstantin Bronzit
- “World of Tomorrow” Don Hertzfeldt
Aposta: categoria extremamente aberta! Aposto em Sanjay’s, mas não me surpreenderia de modo algum em ver World of Tomorrow (vencedor de vários prêmios de curtas de animação) com o Oscar. A pergunta que não quer calar é: será que a Academia vai entregar o prêmio para a Disney por dois anos seguidos? Recentemente, eles passaram a dar preferência para o reconhecimento de curtas independentes, o que daria, teoricamente, força para a animação de Don Hertzfeldt.
Melhor curta
- “Ave Maria” Basil Khalil e Eric Dupont
- “Day One” Henry Hughes
- “Everything Will Be Okay (Alles Wird Gut)” Patrick Vollrath
- “Shok” Jamie Donoughue
- “Stutterer” Benjamin Cleary e Serena Armitage
Aposta: Ave Maria. Premiado em grandes festivais, tem muito mais crédito do que Shok, que corre por fora. Qualquer outro premiado seria uma grande surpresa.
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