Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Brooklyn - 2015 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Brooklyn – 2015

Brooklyn é uma adaptação poderosa de uma das grandes obras de ficção produzidas nos últimos cinco anos. O livro homônimo do escritos Colm Tóibín rompeu as barreiras da Irlanda e virou bestseller em vários países da Europa. O segredo estava na forma leve e eficaz de tratar a protagonista – que é a alma da história.

Obviamente, no cinema não poderia ser diferente. Tudo gira em torno da jovem Eilis Lacey (Saoirse Ronan), que vive com sua mãe e com sua irmã mais velha em uma cidade ao sul da Irlanda. Sem chances para conseguir um trabalho que a valorize, ela aceita a proposta de sua Igreja local para ir trabalhar no Brooklyn, na época extremamente popular entre os imigrantes vindos de seu país. É lá que ela muda completamente sua vida: sem um conhecido sequer, Eilis tem que construír tudo do zero. Enquanto um padre irlandês aceita pagar o curso de especialização em contabilidade para a moça, que planeja seguir os passos de sua irmã, ela se apaixona por Tony (Emory Cohen), encanador italiano que começa desde cedo a planejar ter uma família e vários filhos. Da Irlanda, más notícias. A irmã de Lacey morre subitamente, e ela retorna para ficar um tempo com sua mãe. Antes, no entanto, ela se casa com Tony, que estava com medo de que sua amada não voltasse mais.

A metade final do filme trata com extrema propriedade a grande decisão que Eilis deve tomar na vida: ficar na Irlanda ou voltar para o Brooklyn nos braços de seu marido? Ao chegar em sua cidade, logo ela nota que as coisas estão completamente diferentes: se antes ela não conseguia um emprego satisfatório, logo ela é convidada para assumir o posto de contadora e ocupar o lugar de sua irmã. Sua família e seus amigos parecem muito contentes com seu retorno, e o jovem mais cobiçado da região, Jim Farrell (Domhnal Gleeson), a corteja insistentemente.

O diretor John Crowley faz um bom trabalho junto do roteirista Nick Hornby para captar a tensão inevitável gerada na grande questão que rodeia a vida de Eilis. Nem mesmo a moça sabe direito o que ela deseja. O espectador é convidado a fazer um pré-julgamento de toda a situação, e inevitavelmente se coloca no papel da protagonista para decidir o que é o melhor para ela, já que fomos presenteados com uma excelente explicação sobre a adaptação da vida da irlandesa nos Estados Unidos e também de sua volta a terra natal.

Todo o trabalho para recriar a década de 1950 merece destaque. A boa trilha sonora apenas completa os vestuários incríveis e a ambientação detalhada, como na cena em que Eilis e Tony vão ao cinema prestigiar The Quiet Man.

O charme e a inocência de Saoirse Ronan certamente deve ser recompensado com uma nomeação ao Oscar de melhor atriz, o que é muito justo. Brooklyn é mais que uma história de encontros e separações. É um dos principais filmes de 2015.

NOTA: 8/10

IMDb

Summary
Review Date
Reviewed Item
Brooklyn
Author Rating
41star1star1star1stargray

3 thoughts on “Brooklyn – 2015”

Leave a Reply