Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Jaws (Tubarão) - 1975 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Jaws (Tubarão) – 1975

Em 2008 fiz uma análise geral de cada filme avaliado por mim no IMDB. Todos aqueles que não me lembrava foram deletados e separados para uma nova avaliação. Esta lista de dez longas inclui Jaws, Ben Hur e The Green Mile. Pois bem, vamos começar os trabalhos: Jaws, dirigido por Steven Spielberg, teve arrecadação de quase meio bilhão de dólares, um extraordinário feito considerando o orçamento de 9 milhões da Universal para este longa.

Tudo começa após uma moça ser morta graças ao ataque de um tubarão na Ilha de Amity. A estranha sequência de ataques no local deixa o chefe de polícia Martin Brody (Roy Scheider) perplexo. Ele se une com o caçador Quint (Robert Shaw) e biólogo Matt (Richard Dreyfuss) para matar o animal.

A tensão é cuidadosamente planejada. O espectador fica apreensivo ao se deparar com uma cena em que boa parte da população está na água e uma evacuação ocorre após duas crianças vestirem fantasias de tubarão. É o build-up. Aos poucos tomamos conhecimento da grande perceptibilidade do tubarão e do verdadeiro perigo que ele representa para a comunidade local. O ponto positivo é que Jaws não mostra o animal protagonista como sobrenatural. Ao contrário. O livro base para o roteiro, escrito por Peter Benchley, teve grande inspiração dos ataques ocorridos em Jersey Shore em 1916, um dos primeiros relatos de ataque de tubarão-branco desde a formação da imprensa. Spielberg mostra que o homem, mesmo sendo mais inteligente que o animal, deve se adaptar a seu meio de sobrevivência. A última tomada do filme (muito polêmica, por sinal) é um marco de Hollywood! A símbolo maior de triunfo no período pré-digital.  A trilha sonora é algo a parte. Afinal, o que mais podemos dizer quando o nome envolvido é John Williams?

Jaws tem o poder de assustar e entreter ao mesmo tempo. Esta combinação explica porque este filme tornou-se um dos maiores blockbusters de sua época e influenciou a produção de tantos outros longas.

NOTA: 7/10

IMDB

One thought on “Jaws (Tubarão) – 1975”

Leave a Reply