Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
First Reformed - 2018 ´- Crítica do filme

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

First Reformed – 2018

Todo ano temos um filme cujo lançamento infelizmente parece deslocado da tendência do mercado. Só a A24 sabe, de fato, a estratégia que acabou posicionando First Reformed, novo filme de Paul Schrader, para maio de 2018. Com isso, o filme praticamente perdeu qualquer possibilidade de concorrer aos prêmios da temporada, teve sua visibilidade reduzida e não alcançou resultado de bilheteria satisfatório – ao menos para fazer jus a qualidade da atuação de seu protagonista.

Toller (Ethan Hawke) é padre em uma igreja do estado de Nova Iorque. Apesar de sua relação com a Igreja estar estremecida – muito pelo contexto político local – ele definitivamente é testado quando Mary (Amanda Seyfried) pede para conversar com o padre e conta que seu marido, Michael (Philip Ettinger), quer abortar o filho que o casal espera por acreditar que o mundo vai acabar em breve.

Lembro-me que quando assisti ao filme, em seu lançamento, fiz uma comparação direta com o cinema proposto pelo grande Ingmar Bergman.
Schrader tem uma longa carreira no cinema e um estilo próprio, é claro, mas ele conduz o personagem de Hawke a ponto deste questionar tudo o que envolve, desde suas relações cotidianas até sua própria relação com Deus – envolvendo culpa, desejo e morte.

De forma secundária, o roteiro é forte e afiado o suficiente para tratar de alguns temas de grande importância no mundo contemporâneo, como o lobby que envolve a religião e a radicalização. O trabalho técnico do filme – com destaque para a fotografia – capta a tensão no rosto do personagem interpretado por Hawke, visivelmente perdido em meio a tantas provocações e dúvidas.

Indicado ao Oscar de melhor roteiro, First Reformed é extremamente interessante do ponto de vista criativo, com um extraordinário desenvolvimento da história. Se é verdade que o final deixa mais questões em aberto do que responde o que foi proposto e avançado, também temos de reconhecer que a montanha russa de sentimentos provocados pelo diretor e roteirista é sólida.

NOTA: 7/10

IMDb

One thought on “First Reformed – 2018”

Leave a Reply