Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Fantastic Beasts: The Crimes of Grindelwald (Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald) - 2018 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Fantastic Beasts: The Crimes of Grindelwald (Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald) – 2018

O universo criado por J.K. Rowling é riquíssimo. Quando a Warner anunciou planos grandiosos para criar uma franquia em torno de Fantastic Beasts, confesso que temia pela continuidade dos filmes, que poderiam ser arrastados e inconclusivos, já que a obrigação contratual impediria avanços mais sólidos. Foi compreensível as notas introdutórias de Fantastic Beasts and Where to Find Them, já que existia a clara necessidade de contextualizar uma nova história com novos personagens para o público que não tinha conhecimento da obra de 2001. Em Fantastic Beasts: The Crimes of Grindelwald (Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, no Brasil), ocorreu um curioso caso: o material base é tão bom e permite tanta abertura que Rowling e o diretor David Yates basicamente desistiram de apostar em aprofundamentos secundários que poderiam ser uma mais valia para a consolidação da saga.

Após os eventos do primeiro filme, Gellert Grindelwald (Johnny Depp) escapa das autoridades e ameaça o mundo com um movimento de supremacia mágica. Ele vai até Paris atrás de um novo aliado, Credence Barebone (Ezra Miller) – desesperado por detalhes sobre seus verdadeiros pais. Newt Scamander (Eddie Redmayne) está no meio da confusão, e recebe o pedido de Albus Dumbledore (Jude Law) para ir até Paris confrontar Credence para evitar uma tragédia de grandes proporções.

Ao explorar menos os animais fantásticos e apostar mais no engate de narrativas secundárias que envolvem, entre outros, Jacob (Dan Fogler), Queenie (Alison Sudol) e Tina (Katherine Waterston), é visível que esta segunda entrada na franquia quer manter acessa possibilidades alternativas que podem ser úteis no futuro. Rowling sabe – e provou isto em Harry Potter – que é extremamente importante contar com um grande gama de coadjuvantes, mas noto que o problema neste filme é estrutural, uma vez que a presença de Newt é uma forma de validação de conteúdo. Ele interfere diretamente em todos os arcos narrativos estabelecidos aqui, o que pode gerar uma questão sobre a demasiada centralização no protagonista.

As grandes revelações do filme rondam a figura de Dumbledore, e confesso que a opção por Jude Law me surpreendeu. O ator parece que encarnou o espírito do personagem exposto por Rowling nos últimos anos em manifestações nas redes sociais ou em entrevistas. Sua relação com Grindelwald é feita de forma sucinta, mas precisa, deixando nas entrelinhas questões pertinentes sobre o relacionamento entre os dois e sobre o pacto feito.

Infelizmente, The Crimes of Grindelwald é o pior filme do Wizarding World. Sem contar que existem questões em aberto, como, por exemplo, a estranha presença de Minerva McGonagall, que contradiz a cronologia aceita até então e que obrigatoriamente deve ser abordada no próximo filme. Os bons efeitos visuais  e sonoros, no entanto, merecem destaque – e podem ser recompensados com indicações ao Oscar.

NOTA: 6/10

IMDb

Leave a Reply