Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Houston, We Have a Problem - 2016 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Houston, We Have a Problem – 2016

“Este filme será um grande trunfo se o espectador entender não apenas como nós somos manipulados, mas como não existe uma mentira clara e evidente”. A participação do filósofo Slavoj Žižek é um dos grandes trunfos de Houston, We Have a Problem, mockumentary que toma traços inéditos dentro do subgênero. Žižek começa com uma paródia sobre o Papai Noel: os pais fingem acreditar para não desiludirem seus filhos, enquanto estes fingem acreditar para ganhar os presentes. Ela é fundamental para entender a ideia da produção de Ziga Virc (participante do programa de jovens talentos da Academia). Seu “docu-fiction” trata sobre a história do programa especial da Iugoslávia, contada de forma tão convincente que, durante sua exibição em Nova York, várias pessoas realmente acreditaram em tudo o que foi exposto.

Guerra Fria: enquanto os Estados Unidos apresentam diversos problemas em seu projeto espacial, a União Soviética assume o protagonismo ao enviar o primeiro satélite e o primeiro homem ao espaço. Enquanto Kennedy dizia que preferia ir a Lua, o Marechal Josip Broz Tito, presidente da iugoslavo, desenvolvia um projeto próprio para assumir papel de destaque nessa disputa. Após notar que não teria recursos, Tito decide vender o projeto para os Estados Unidos pela fortuna de 2,5 bilhões de dólares, o que causa repulsa de vários grupos que lutam contra os abusos de Tito na Iugoslávia. O projeto, no entanto, tinha graves falhas e absolutamente nada foi proveitoso. O problema virou uma bola de neve, e os presidentes Johnson, Nixon e Carter tiveram que criar alternativas para lidar com o prejuízo de Tito.

Tudo parece fazer sentido, mas cabe aqui fazer uma pequena nota: nada realmente ocorreu. Em um trabalho impecável para convencer seu espectador e dar credibilidade as mirabolantes histórias inventadas, Virc abusa do uso de gravações do acervo pessoal de Josip Broz Tito e mescla com áudios, fotos e vídeos dos estadunidenses. Além disso, o diretor sente-se muito a vontade para falsificar documentos e criar personagens fictícios ao mesmo tempo em que sabe utilizar muito bem a contextualização da época – como o fato de que o país de Tito era o que apresentava melhor qualidade de vida no bloco comunista. As falsas entrevistas com historiadores e com supostos membros do programa espacial do país dão profundidade ímpar ao mockumentary.

Mesmo com a formação acadêmica na área da História, encarei Houston, We Have a Problem como uma grande piada, que comprova como uma mentira bem contada pode ser tomada como verdade absoluta. Virc não lança nenhum chamado para dizer que seu documentário é falso, e em vários momentos é possível questionar até que ponto ele decidiu mesclar a verdade com a mentira, já que a produção é impecável. Por conta disso, muitos colegas da crítica estadunidense ficaram chocados ao descobrir, já nos minutos finais, que tudo o que foi apresentado aqui era falso. Não duvido que muitos falem em casa sobre a relação de Kennedy com Tito e até mesmo questionem a participação de cientistas iugoslavos no programa espacial estadunidense. Como disse, Žižek já havia feito o alerta. Houston, We Have a Problem é o candidato da Eslovênia ao Oscar de melhor filme estrangeiro e já conseguiu um contrato para distribuição internacional através da Netflix, com estreia prevista para 2017.

[youtuber youtube=’http://www.youtube.com/watch?v=Q_oQFplWs_g’]

NOTA: 8/10

IMDb

Leave a Reply