Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Arrival - Perguntas e Respostas do filme

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Arrival (A Chegada) – Perguntas e Respostas

Caros leitores.

Tendo em vista o estrondoso sucesso de Arrival (A Chegada – leia a crítica), decidi fazer uma breve lista com algumas perguntas e respostas das questões que talvez deixem algum espaço para dúvida. Para quem se interessar pela história, recomendo fortemente a leitura de Stories of Your Life, de Ted Chiang (disponível no Brasil recentemente por conta do filme). A explicação de questões essenciais para o desfecho da narrativa pede um alerta de spoiler aqui. Por favor, não continue a leitura caso não tenha assistido ao longa.

P: 12 naves foram enviadas. Alguma explicação para esse número – e para a localidade dos pousos?

A questão chave do filme é a comunicação. Os pousos foram feitos em localidades aleatórias tendo em conta a distância entre delas (por este motivo duas acabam pousando na Rússia).

P: Louise realmente consegue compreender a língua alienígena?

Sim. Com seu estudo, ela compreende a diferente forma de comunicação dos aliens. Os logogramas são formas complexas que expressam palavras e frases em um único sinal.

P: A compreensão da língua alienígena então faz com que seja possível manipular o tempo?

Exatamente. É neste ponto que Villeneuve desafia a lógica tradicional. O entendimento da linguagem faz com que a manipulação do tempo seja possível

P: Durante o filme, a Hipótese de Sapir-Whorf é mencionada. Como ela entra na narrativa?

A hipótese é bastante criticada atualmente. Basicamente, Sapir e Whorf escreveram que a fala das pessoas reflete a forma como elas pensam.  Ela é usada no filme para tentar dar uma luz ao diferente, na tentativa de esclarecer o relativismo linguístico.

P: Qual a teoria de viagem ao tempo utilizada neste filme?

Temos aqui mais um exemplo do Paradoxo de Bootstrap, onde um loop temporal alternativo e fechado é criado para ‘ver o futuro’.

P: Algum outro filme utilizou da mesma base teórica?

Sim, Interstellar partilha da mesma base, mas propõe uma discussão mais aprofundada.

P: A cena de Louise com o General Shang é um sonho?

Não. Ela utiliza justamente o loop temporal alternativo para conseguir acessar sua conversa no futuro com o General. A conversa realmente ocorreria no futuro.

P: Quais foram as palavras finais da mulher do General Shang? 

Na guerra não existem vencedores, só viúvas.

P: Por qual motivo um pássaro é levado para os contatos com os alienígenas. Eles ajudam na compreensão?

Não, os pássaros tem outra utilidade. Assim como os mineiros levam canários nas minas, os pesquisadores levaram o seu na nave para conseguir medir os níveis de oxigênio. Quando Louise tira o traje, ela sabe que respiraria ar puro justamente pelo fato do canário estar vivo.

P: Qual a lógica por trás dos nomes Abbott e Costello?

Foram nomes criados por Villeneuve e pelo roteirista Eric Heisserer para homenagear a popular dupla de humoristas que marcou época nos EUA. Não existe menção alguma no livro.

P: Abbott morreu por conta da explosão?

Sim, ao proteger Louise e Ian Abbott acaba se ferindo (por isso ele estava em processo de morte).

P: Qual a explicação para a cena mágica de Louise dentro da nave?

Essa questão é interessante. Além de estudar a linguagem alienígena durante algumas semanas, Louise torna-se a escolhida. O livro deixa isso mais claro, mas a construção no filme é bem feita e também sugere essa conclusão. É por isso que ela compreende tudo e passa a se comunicar normalmente com eles, mesmo sem seus instrumentos.

One thought on “Arrival (A Chegada) – Perguntas e Respostas”

Leave a Reply