Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Oscar 2017 (segunda prévia) - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Oscar 2017 (segunda prévia)

Tradicionalmente, maio não é um bom mês para os lançamentos no cinema – mas é a principal época de discussões internas dentro das produtoras e distribuidoras, que começam a avaliar suas estratégias para o final de ano a partir de Cannes.

Na primeira prévia do termômetro para o Oscar 2017, citei dez filmes que seriam grandes apostas do mercado de Hollywood. Neste post, pretendo atualizar o quadro geral da disputa.

Não é nenhuma novidade considerar The Birth of a Nation como o franco favorito. No entanto, o lançamento em outubro deste ano gera alguns questionamentos: ora, se o filme é apontado pela Fox Searchlights como sua carta na manga para 2016, por qual motivo não encaixar este longa na janela de premiações (dezembro)? Com o lançamento do trailer e a alta expectativa gerada em torno do filme, a resposta que eu encontro é voltada para o mercado: caso a Fox optasse por um lançamento no último mês do ano, a disputa seria muito maior, e a rentabilidade do filme despencaria por completo, sendo que competiria com produções bem financiadas e com uma verba de propaganda muito maior do que The Birth teria em mãos. Na primeira semana de outubro, o filme de Nate Parker tem condições para brilhar sozinho.

Opção semelhante ocorreu com Clint Eastwood. O lendário diretor e a Warner optaram pelo lançamento de Sully em setembro (ainda mais longe da janela final) – mas com a certeza de que terá uma grande abertura e que provavelmente irá dominar a bilheteria do mês. Aliás, Hollywood está excitada ao saber que Eastwood filmou praticamente todo seu filme inteiramente com câmeras IMAX, sendo o primeiro diretor a conseguir tal feito.

Fora da minha lista original estão dois filmes ganharam destaque em abril. O primeiro deles é Indignation, estreia de James Schamus na direção. Seu lançamento será na última semana de julho – mas quem esteve em Sundance garante que o filme tem potencial para chegar ao Oscar caso tenha um bom planejamento de screeners para o final do ano.

Mas é o misterioso projeto de Warren Beatty que vem ganhando visibilidade após a Fox confirmar que seu lançamento será na temporada de premiações. Será que o lendário ator – que dirigiu e atuou como protagonista neste longa – irá voltar as telas justamente com filme pronto para o Oscar?

A Sony aposta suas fichas em Ang Lee com Billy Lynn’s Long Halftime Walk (11 de novembro) e Passengers, de Morten Tyldum (final de dezembro). No cinema independente, Maggie’s Plan perdeu força ao ter seu lançamento fixado para este mês de maio. E Born to Be Blue, destaque do SXSW, parece caminhar sem rumo – no típico caso de uma produção que sabe que tem um bom filme nas mãos mas não sabe o que fazer para trilhar o melhor caminho que atinja em cheio tanto as premiações quanto a rentabilidade.

Nos documentários, dois nomes despontam com favoritos, tendo em conta a receptividade pós-Sundance: Weiner – o grande destaque deste começo de ano, que tem um apelo extra por ser um documentário político em ano de eleição – e Jim: The James Foley Story (leia a crítica) – esforço da HBO para tratar sobre o assassinato de um jornalista americano pelo ISIS.

Na próxima prévia, vamos tratar exclusivamente das animações! Até lá!

3 thoughts on “Oscar 2017 (segunda prévia)”

Leave a Reply