Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Pawn Sacrifice (O Dono do Jogo) - 2014 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Pawn Sacrifice (O Dono do Jogo) – 2014

Por mais encantador que seja, o xadrez é um jogo muito restrito. Não é para menos seu uso no cinema é restrito – e talvez a passagem memorável nas telas seja a morte jogando contra o cavaleiro medieval em O Sétimo Selo, de Bergman. Pawn Sacrifice (O Dono do Jogo, no Brasil) destaca-se por dois motivos: para os fãs de xadrez. é uma bela homenagem à rivalidade do soviético Boris Spassky com o americano Bobby Fischer, que resultaria no lendário ‘jogo do século’. E para quem não tem interesse no jogo em si, a produção retrata, através de um drama de alto nível, os problemas pessoais enfrentados pelo campeão americano, que desapareceu da vida pública com a mesma velocidade que se tornou referência para uma geração de jovens de seu país na década de 1970.

Bobby Fischer (Tobey Maguire) tornou-se um prodígio do xadrez aos treze anos de idade. Colecionando títulos nacionais, ele conta com a ajuda de seu advogado, Paul Marshall (Michael Stuhlbarg) e do padre Bill Lombardy (Peter Sarsgaard), que ganhou um jogo de Fischer ainda quando o jogador dava seus primeiros passos, para moldar uma estratégia para desafiar o campeão mundial Boris Spassky (Liev Schreiber), orgulho da escola soviética.

Maguire e Schreiber entregam ao espectador dois retratos muito diferentes: aos poucos, o americano passa a sofrer com o que ele considerava ‘uma conspiração soviética-sionista patrocinada pela CIA’ que visava sua destruição. Ele não confiava em nada, em ninguém. Sua saúde mental contrastava com a frieza de Spassky, um dos maiores jogadores de xadrez da história, que aos poucos passa a entrar na mesma paranoia de Fischer – obviamente um recurso de roteiro.

O diretor Ed Zwick consegue recriar a experiência dos jogos entre Spassky e Fischer de forma bem agradável, buscando apoio na cobertura da imprensa, por exemplo. O toque do filme assemelha-se muito a de um thriller, o que ganha embasamento a partir da proposta inicial de investigar os problemas pessoais do americano, que busca ser um homem cada vez mais recôndito, apesar de todo o interesse da mídia e até mesmo do presidente Nixon.

A bela maquiagem torna Schreiber irreconhecível em algumas cenas, e não tenho dúvida de que ele foi a escolha perfeita para o papel. A fotografia busca mostrar o isolamento de Fischer na Islândia para tentar abordar o quanto sua louca ideia de conspiração influenciou sua bela trajetória. Neste sentido, Pawn Sacrifice é uma ótima dramatização moldada a partir do excelente documentário Bobby Fischer Against the World. Infelizmente seus problemas de distribuição e a falta de agressividade da Bleecker Street, ainda com pouca experiência no mercado de filmes, não conseguiram bons resultados na bilheteria,o que é uma pena, dada a qualidade das atuações e a profundidade da análise dos homens aqui retratados.

 NOTA: 7/10

IMDb

Leave a Reply