Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Heathers (Atração Mortal) - 1988 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Heathers (Atração Mortal) – 1988

Não há dúvida que, aos olhos de hoje, Heathers (Atração Mortal, no Brasil) envelheceu muito mal. Ainda que tal afirmação possa soar um tanto quanto anacrônica, o fato é que a comédia negra do diretor Michael Lehmann trata a violência de forma irresponsável, fazendo graça de um tipo de desgraça que já atormentava os EUA em 1988 e piorou ainda mais nos anos seguintes: as mortes nas escolas.

Heathers é o nome do poder. Três garotas comandam a Westerburg High School, ditando o que é legal e o que não é legal. A jovem Veronica (Winona Ryder) foi convidada para fazer parte do grupo, mas aos poucos percebe que não faz o tipo das moças, desejando voltar para sua rotina nerd. Durante uma refeição, ela conhece J. D. (Christian Slater), misterioso homem que coloca na cabeça da moça a ideia de se desfazer de suas rivais. Como? Matando, sem deixar vestígios, fazendo tudo parecer suicídio.

O poder de influência do cinema é ímpar. Heathers foi consagrado nos EUA no final da década de 1980 por mudar o eixo dos filmes de seu estilo, buscando o aproximar do gênero crime. Após a vitória no Spirit Awards de 1990 (melhor primeiro filme) e o sucesso estrondoso em home video, a mensagem de impunidade foi levada para um público muito maior do que o imaginado pela New World. Claro que Lehmann não teria ideia dos massacres em escolas e universidades que se tornariam frequência desde então – e é justamente por este motivo que o tema tão delicado não foi alvo de nenhum outro longa – o que explica também o fato da sequência nunca ter saído do papel.

Heathers, como todos filmes de sua época, aposta no sexo, linguajar adolescente e em temáticas secundárias interessantes (como o bullying e suicídio). A forma extremamente irônica do roteiro, no entanto, não abre o mínimo espaço para uma profunda revisão das bases de sustentação do filme. Quando Lehmann deixa de lado sua obsessão por assassinatos e foca apenas no humor negro, algumas das melhores cenas de Heathers são apresentadas, com paródias marcantes.

Apesar disso tudo, Heathers tem como seu principal legado a mensagem para os diretores de sua temática alvo de romper barreiras, deixar de lado o padrão vigente (tanto na estética, que mescla tons vibrantes com alto contraste, quanto no roteiro). Por mais que se faça ressalvas ao objetivo final, o filme marcou época e tem seu lugar na história do cinema independente dos Estados Unidos.

NOTA: 5/10

IMDb

Leave a Reply