Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Anomalisa - 2015 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Anomalisa – 2015

Que fique claro: 2015 foi o ano das animações! Basta olhar para os indicados ao Oscar desta categoria para perceber a qualidade de todos estes filmes, sem exceção. Anomalisa é perfeitamente executado em stop-motion e tem a marca de Charlie Kaufman, especialmente da distinção do protagonista.

Michael Stone (voz de David Thewlis) é um respeitado guru na questão de atendimento ao cliente. Ele viaja para Cincinnati para apresentar uma conferência na manhã seguinte. A partir daí, uma história contada com a perfeição e detalhe de Kaufman: ele se hospeda no Hotel Fregoli. Para compreender em cheio a mensagem de Anomalisa, deve-se entender o caso que dá nome ao hotel: o chamado ‘Delírio de Fregoli’ (Fregoli delusion) é uma síndrome raríssima na qual a pessoa acredita que todos os seres que estão em sua volta na verdade é uma só. Isto fica claro quando todas as pessoas ao redor de Michael tem a mesma voz, desde a sua mulher até o elenco da série que é exibida em sua televisão. Até mesmo sua ex-namorada, que ele reencontra na cidade, tem o mesmo tom de voz (todos personagens por Tom Noonan).

Durante a noite, ele encontra Lisa (Jennifer Jason Leigh), que veio para a conferência junto de sua amiga, Emily. Ela se torna a voz diferente nos ouvidos do homem, e existe uma atração desde a primeira troca de olhares. O que acontece em seguida não é incomum: Michael convida Lisa para dormir em seu quarto, onde os dois conversam, se beijam e fazem sexo (em uma cena ousada e surpreendente, que certamente fixa o nome de Anomalisa).

Poucos espectadores tem noção da dificuldade de produzir uma animação em stop-motion. Não é apenas o trabalho físico, mas também a criação de cenários e, especialmente, a edição que acabam tornando a jornada desgastante. Após arrecadar mais de 400 mil dólares no Kickstarter, o projeto de fazer um curta ficou de lado, e os produtores conseguiram financiamento suficiente para criar um projeto de 80 minutos, com o custo total de 8 milhões de dólares. O número torna-se surpreendente quando colocado ao lado do orçamento de 175 milhões de Inside Out – apesar da comparação ser injusta, pela diferença do púbico alvo.

Anomalisa foi a primeira animação da história a ser indicada ao Oscar com um rating R nos Estados Unidos. Isto é simbolicamente importante, pois rompe uma barreira que existia na aceitação de animações com temáticas maduras – algo que a Academia vinha aos poucos deixando de lado. No começo dos anos 2000, com o surgimento da categoria, existia a percepção que animação era sinônimo de filmes infantis. Isto ficou para trás. A produção abre uma excelente discussão sobre as escolhas que tomamos em nossa vida. O stop-motion não é uma barreira para contar uma história que poderia ser real, mas um elemento que aprimora a experiência, explorado de forma misteriosa e aberta.

[youtuber youtube=’http://www.youtube.com/watch?v=DT6QJaS2a-U’]

NOTA: 8/10

IMDb

One thought on “Anomalisa – 2015”

Leave a Reply