Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Theeb (O Lobo do Deserto) - 2014 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Theeb (O Lobo do Deserto) – 2014

Theeb (O Lobo do Deserto, no Brasil) já é considerado como a maior produção do cinema jordaniano, e o governo local não teve dúvidas ao enviar o longa para a apreciação da Academia. O longa de Naji Abu Nowar tem um toque britânico, explicado na formação acadêmica do diretor.

Theeb significa lobo. Este é o nome do protagonista (Jacir Eid), um jovem que aparenta ter 10 anos e que vive sob cuidados de seu irmão, Hussein (Hussein Salameh), após o falecimento de seu pai, um poderoso sheikh. Enquanto se preparam para dormir, um oficial inglês (Jack Fox) aparece no deserto e pede para Hussein ser seu guia. Temendo ficar sozinho, Theeb decide desobecer seu irmão e segue ambos.  Quando eles chegam a um poço localizado na rota de peregrinação da Mecca, bandidos chegam ao local a começam a atirar. Entre balas perdidas e tiros certeiros, apenas Theeb e um ladrão (Hassan Mutlag) sobrevivem. A história se desenrola a partir da premissa que um precisa do outro para sobreviver, já que o vilão ficou seriamente ferido após um disparo na perna.

O grande problema do longa é a ausência de um foco bem definido na história. Existe uma grande surpresa que muda todo o desfecho previsível logo nos minutos iniciais. Após isto, temos exatos cinquenta minutos de construção de um final inconclusivo. Por ter pouquíssimas linhas de diálogo, nem mesmo a análise dos personagens pode ser levada em conta neste caso, já que também não era o foco. Com isto, o espetador é convidado a tirar suas próprias conclusões sobre o desfecho, o que gera uma decepção enorme.

A falta de contextualização – ao meu ver – será o principal empecilho para comercializar o filme, que dificilmente deve receber uma nomeação ao Oscar. Se a história da Primeira Guerra Mundial na Jordânia é bastante clara para eles, o estrangeiro deve ter um pouco de dificuldade para se situar na zona de conflito, já que foge completamente do cenário europeu, com outros protagonistas.  Deixo claro que isto não é um problema que afete a estrutura do filme, mas uma leitura rápida sobre o Império Otomano na Guerra pode ser bastante útil.

Theeb tem uma fotografia respeitável – e é ela que se destaca. É impossível não fazer uma comparação com Lawrence of Arabia. O sentimento de solidão do garoto perante uma vasta quantidade de terra inabitável é repassado com propriedade e segurança. Ainda que seja um pouco acima do nível dos filmes recentes de seu gênero, é inadmissível que uma produção deste tipo não busque moldar sua história através de uma profunda introspecção entre os protagonistas.

NOTA: 6/10

IMDb

One thought on “Theeb (O Lobo do Deserto) – 2014”

Leave a Reply