Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
United - 2011 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

United – 2011

Em tempo de Copa do Mundo no Brasil, nada melhor do que ver um filme relacionado a futebol!

Filmes que enfocam esportes geralmente tem uma aceitação muito baixa pelo grande público, geralmente porque visam plateias muito restritas. O grande problema é que se o esporte não é popular nos Estados Unidos, como no caso do futebol, as grandes distribuidoras torcem o nariz e não se mostram dispostas a nenhum tipo de discussão. Isto inviabiliza qualquer projeto ambicioso.

Como seria bom ver histórias relacionadas a grandes jogadores e equipes de futebol do passado. Salvo raras exceções, isto não é possível a nível mundial, e os produtores geralmente deixam de lado a dramatização para fazer o feijão com arroz em documentários.

Quando os recursos aparecem – mesmo escassos – filmes como United ganham vida. Orçado em 2 milhões de libras, o longa da BBC feito originalmente para a televisão não apresenta nenhum ator conhecido. Seu diretor, James Strong, até então nunca teve êxito na TV inglesa, já que suas séries eram canceladas quase sempre na primeira temporada.

Pode-se notar facilmente que este filme tem dois grandes objetivos: o primeiro é lembrar a memória de todos os mortos no trágico acidente aéreo que ocorreu em Berlim no ano de 1958, quando 23 pessoas morreram (dentre elas oito jogadores do Manchester United) após o avião não conseguir decolar. O drama começa com todos os problemas que o time inglês enfrentou com a federação de futebol do seu país para participar da European Cup. Quem não é familiarizado com a história por trás do acidente vai ficar boiando em várias cenas, especialmente nas relacionadas à Duncan Edwards. Para quem não sabe, este foi um dos maiores jogadores da geração inglesa pós- Segunda Guerra Mundial. Sua morte, com apenas 21 anos, fez nascer o mito de que ele foi o melhor jogador da história da Inglaterra. Outro objetivo é de cultuar Bobby Charlton, ídolo máximo dos Red Devils.

Devido às dificuldades para recriar o ambiente futebolístico da década de 1950, a maior parte das cenas ocorre no vestiário do Old Trafford e no hospital de Berlim. O filme é carregado com um melodrama que chega até mesmo a criar vilões e mocinhos. O caso que mais tira do sério é a tentativa de denegrir a imagem do diretor de futebol da federação inglesa, Alan Hardaker, a todo custo. No filme ele vira um homem ranzinza e vingativo. Péssimo anacronismo com o único intuito de tocar um roteiro que não conta uma história, mas visa despertar emoções em um grupo muito específico: os fãs do United.

NOTA: 5/10

IMDB

Leave a Reply