Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
City Slickers (Amigos, Sempre Amigos) - 1991 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

City Slickers (Amigos, Sempre Amigos) – 1991

City Slickers deu a Jack Palance um Oscar e um Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante. Uma comédia misturada com western típica de sessão da tarde, a produção obteve estrondoso sucesso comercial. Digo que foi justamente o prêmio inusitado para este tipo de produção que me puxou para este longa.

Confesso que fiquei bastante decepcionado ao descobrir que o personagem de Palance tem menos de oito minutos de tempo de tela. Lendo alguns comentários sobre o Academy de 1992, consigo entender as várias críticas que a Academia sofreu por não entregar o prêmio a Tommy Lee Jones (com uma atuação de gala em JFK). Mas acredito que o Oscar dado ao veterano ator de Hollywood foi uma bonita forma de homenagear sua longa carreira. O filme não tinha nenhuma pretensão de ser indicado ao Academy Awards, mas a atuação de Jack realmente emociona. Tomando suas palavras, homens como Palance fazem parte de um dying breed (particularmente acredito que Clint Eastwood seja o último destes atores estilo macho em Hollywood). Era como uma despedida de uma geração que marcou por tantas décadas o cinema americano.

O filme começa com três homens mostrando as decepções de sua vida. Mitch (Billy Crystal) enfrenta a crise dos quarenta e passa por problemas de relacionamento com sua esposa. Phil Berquist (Daniel Stern) é casado com uma mulher que não gosta de sexo. Ed (Bruno Kirby) é um cara bem sucedido que não aceita a pressão para ter filhos. Os amigos vão para o Novo México refletir a vida sem suas parceiras. Lá conhecem o durão Curly Washburn (Jack Palance), que dá algumas lições de moral, especialmente em Mitch.

O roteiro aposta em algumas situações questionáveis. Vilões são jogados na história, e os amigos lutam pela honra de forma muito mesquinha (não quero entrar com spoilers). Como de costume, o bem sempre vence o mal. A morte de Curly é refletida na história com alguns ensinamentos do velho cowboy ao grupo. Um clássico exemplo de longas que aposta em situações inusitadas para tirar uma gargalhada do espectador. De fato a tática funciona algumas vezes. Mas no fim das duas horas de exibição, fiquei pensando: é só isso mesmo? Esperava muito mais. No fim do dia, uma comédia sem sal típica da década de 1990. Palance e a bela fotografia salvaram o longa de um desastre maior.

PS: Com este filme também entendi o motivo de Jack ridicularizar Billy Crystal ao receber o prêmio de melhor ator coadjuvante. “I crap bigger than him” foi uma das frases utilizadas por Palance para se referir ao personagem de seu amigo neste longa.

PS II: Jack Palance tem uma lição de vida para você: o segredo dá vida é apenas encontrar “uma coisa” e fechar com ela (assista ao vídeo abaixo para entender).

[youtuber youtube=’https://www.youtube.com/watch?v=2k1uOqRb0HU’]

NOTA: 5/10

IMDB

One thought on “City Slickers (Amigos, Sempre Amigos) – 1991”

Leave a Reply