Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Elle s'en va (Ela Vai) - 2013 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Elle s’en va (Ela Vai) – 2013

Estreou nesta quinta-feira (10/04) nas limitadíssimas sessões cults do Brasil o filme Elle s’en va (Ela Vai), dirigido por Emmanuelle Bercot e estrelado pela incansável Catherine Deneuve.

Bettie (Deneuve) é uma mulher que aos poucos está se entregando para o stress. Além de ser a responsável por um restaurante à beira da falência, ela também divide seu tempo para cuidar de sua mãe e é amante de um famoso empresário. Certo dia uma amiga a avisa de que seu par romântico vai de divorciar de sua mulher, mas que ao invés de se casar com Bettie, ele vai trocar alianças com uma jovem moça. É então que a protagonista decide que não tem nada a perder e dá inicio a uma viagem pelo interior da França.

A grande aposta da cineasta foi tentar dar um novo olhar ao gênero road trip. Ao invés de tomar um caminho próximo de Sideways, onde os protagonistas enfrentam situações adversas e deixam a vida real de lado, aqui a personagem principal busca fazer dos cigarros e das viagens seus bodes expiatórios para os constantes problemas que marcam sua vida. Sim, ela até enche a cara e se envolve sexualmente com um desconhecido (clichê básico).  Mas o grande problema de Elle s’en va foi a forma com que o roteiro direciona aos poucos a película para um final muito previsível.  A road trip deixa de ser uma experiência individual e passa a contemplar laços familiares quando seu neto entra em cena.  Ao mesmo tempo que a protagonista quer dar um novo ar para sua alma, a responsabilidade de cuidar de um parente parece ser muito superior ao espírito de renovação.

Ao final do filme, me perguntei qual a mensagem da diretora. Renovação? União familiar? São as únicas possibilidades de análise para um longa com um elenco competente, mas que peca pelo preciosismo excessivo dos produtores em explorar a imagem de Deneuve.

NOTA: 5/10

IMDB

Leave a Reply