Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Nebraska (2013) - Crítica

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Nebraska – 2013

Nebraska é um espetáculo! Com um orçamento muito limitado, fotografia em preto e branco e um roteiro de primeiro nível, não é difícil perceber o motivo do filme de Alexander Payne ter levado seis indicações ao Oscar. Rodado em pequenas cidades de quatro estados, o longa da Paramount Vantage foi deixado de lado por muito tempo por não agradar os grandes executivos da empresa. Que bom que Payne decidiu tocar o projeto e escolheu Dern para o papel principal (a produtora preferia um nome de peso, como Robert DeNiro ou Robert Duvall).

Woody Grant (Bruce Dern) é um senhor idoso que pensa que ganhou um milhão de dólares. Não, ele não acertou na loteria. Woody recebeu uma carta de uma revista (aqueles scams populares até a metade da década passada) citando que a retirada do prêmio deveria acontecer em Lincoln, Nebraska. Ele sai de Billings, no estado de Montana a pé e é parado por um policial na rua. Na delegacia, seu filho David (Will Forte) fica decepcionado ao ver o estado de seu pai, especialmente pelo fato dele não ter percebido que tudo era uma fraude. Mas Woody não quer deixar seu dinheiro para trás: ele insiste em ir para Nebraska receber seu prêmio. David decide acompanhá-lo na jornada, mesmo sabendo que tudo não passava de um esquema para a revista conseguir mais assinantes.

Antes de chegar ao destino final, pai e filho fazem diversas paradas. Nelas podemos observar como as pessoas tratam o “novo milionário”. Após Woody dizer a um grupo de velhos amigos que estava rico, todos passam a elogiar o caráter e a personalidade do personagem interpretado por Dern, mostrando-se preocupados com sua saúde e bem estar. Após notarem que Woody não parece em dividir seu prêmio, alguns chegam a optar por ameaças, cobrando dívidas inexistentes e apelando para a chantagem.

Quando o grupo de amigos descobre que o prêmio de Woody era uma furada, o idoso vira alvo de piada da cidade. É aqui que entra a genialidade de Payne: o alto contraste de algumas cenas é muito bem aplicado! Ver o idoso caminhando sem rumo e ainda com esperanças de obter o dinheiro, ao mesmo tempo em que emociona o espectador, gera a dúvida: será que Woody realmente tinha alguma doença como mal de Parkinson ou ele realmente acreditava na integridade e na palavra do ser humano?

Dern está impecável! Ele conseguiu interpretar este homem sem rumo de uma maneira marcante. Desde as piadas paralelas até as brigas com seu filho e passando pelos vários desentendimentos com sua mulher (June Squibb), o ator mostra-se seguro e concentrado. Por isto fez por merecer o prêmio em  Cannes, no ano passado. A cena final do filme é um resumo do que é Nebraska: um drama baseado em uma situação inusitada. Payne disse que fez uma cópia colorida do filme e que espera que ninguém jamais tenha acesso. Está certo: este lindo road movie aposta no p&b para retratar o olhar melancólico do protagonista e a tentativa de um filho reencontrar a dignidade do pai. Absurdo, comovente e inteligente. Obrigado Bruce Dern. Obrigado Alexander Payne!

[youtuber youtube=’http://www.youtube.com/watch?v=aA98dqgJBgQ’]

NOTA: 9/10

IMDB

Leave a Reply