Na área de cinema, atualmente desenvolvo um projeto para expandir a discussão sobre teoria de cinema a partir da análise do cinema soviético da década de 1920.
Acredito que os cursos de cinema ministrados no ocidente (tanto no nível de graduação quanto no pós) têm uma falha estrutural de extrema gravidade, que é a de minimizar o impacto dos teóricos que escreveram sobre cinema na União Soviética. Apenas um punhado de textos de Serguei Eisenstein (com erros grosseiros de tradução, por sinal) são difundidos, como se toda a teoria de montagem soviética, por exemplo, pudesse ser resumida em uma personalidade ou em um livro.
O primeiro passo do meu projeto está na tradução de todos os artigos do diretor Dziga Vertov. Acredito fortemente que seus textos podem ser utilizados para comparar diferentes escolas de pensamento dentro da própria URSS, além de mostrar como o cinema pensado por Vertov buscava a total desvinculação do padrão europeu e estadunidense. O lançamento de ‘Os textos de Dziga Vertov’ ocorrerá em breve. Pretendo publicar o livro sem nenhuma margem de lucro, justamente para incentivar a leitura e o uso dos colegas acadêmicos em suas aulas.
A inspiração para este projeto vem do trabalho feito pelo professor Yuri Tsivian nos Estados Unidos.
Além disso, anualmente lanço minha coletânea de críticas de cinema:
- Guia de cinema 2015 (link do livro na Amazon). ISBN: 1537498630
- Guia de cinema 2016 (link do livro na Amazon). ISBN: 154429574X
- Guia de cinema 2017 (link do livro na Amazon). ISBN: 198638621X
Também publico artigos em revistas acadêmicas.
O mito de Camelot a partir do filme Jackie, de Pablo Larraín. Publicado na Revista ARS (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), n.14, 2017. Clique aqui para ler.
Ruptura: A gênese do cinema soviético. Publicado na Revista Movimento (Universidade de São Paulo – USP), n.7, 2016. Clique aqui para ler.