Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
The Farewell - Crítica do filme

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

The Farewell – 2019

Grande destaque em Sundance 2019, The Farewell foi disputado por Amazon, Netflix e Sony antes de fechar o acordo de distribuição nos Estados Unidos com a A24. O drama dirigido por Lulu Wang é constituído de lembranças e baseado em uma “mentira real” – nas palavras da própria realizadora. A fórmula funciona pois é original: em nenhum momento The Farewell visa o caminho fácil das lágrimas; ao contrário, propõe uma construção que recompensa o público.

Sem precisar do apoio de clichês para se afirmar dentro do gênero, o destaque é todo do roteiro e da protagonista, Awkwafina. Ela interpreta Billi, nova-iorquina que recebe a notícia que sua avó, Nai Nai (Zhao Shuzhen), tem poucos meses de vida. Os parentes acabam seguindo o costume local e não contam para a idosa a verdade – e toda a família acaba se reunindo na China usando um casamento como desculpa.

A interação entre neta e avó é muito especial. Existe, é claro, um questionamento que envolve diferenças culturais e percepções sobre vida e morte – e isso acompanha a produção durante seus 100 minutos de rodagem. Awkwafina surpreende por fazer uma transição natural para o drama, assumindo a responsabilidade e ditando o ritmo da trama.

Ao se afastar do estilo tearjerker, The Farewell acaba estimulando no público uma reflexão em torno de nossos próprios entes queridos: e se tal situação ocorresse em nossas famílias? Para quebrar a tristeza que poderia contagiar a história, uma leve dose de comédia foi aplicada nos refinados diálogos, e funciona também por conta de Awkwafina.

O trabalho de direção de arte merece uma menção especial por mergulhar entre China e Estados Unidos com total competência. Aliás, seria lindo ver um reconhecimento no Oscar para The Farewell, seja em roteiro ou mesmo para melhor atriz. É uma produção muito barata para o padrão da indústria estadunidense (menos de 3 milhões de dólares de custo total) e que mostra como é possível fazer cinema da mais alta qualidade com paixão e vontade.

Comentário em vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=wTcyjI2uLrg

NOTA: 8/10

IMDb

Leave a Reply