Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Booksmart (Fora de série) - Crítica do filme de Olivia Wilde

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Booksmart (Fora de Série) – 2019

Após a reestruturação da Annapurna e recriação da United Artists, Booksmart (Fora de Série, no Brasil) foi posicionado pela companhia como um de seus principais lançamentos do ano. A comédia que marca a estreia de Olivia Wilde como realizadora pode até apresentar uma premissa exaustivamente explorada em séries de televisão e em outros filmes, mas tem um toque autoral que se diferencia muito do que é apresentado neste gênero nos últimos anos, tornando a experiência final satisfatória.

As amigas Molly (Beanie Feldstein) e Amy (Kaitlyn Dever) estão vivendo o último dia de ensino médio, com grandes planos para a faculdade. A dedicação aos estudos foi recompensada com vagas em Yale e em Columbia, e o futuro parece brilhante para ambas. Mas Molly acaba descobrindo que vários de seus colegas que davam atenção apenas para festas e drogas também conseguiram vagas em grandes universidades, como Stanford. Isso gera um conflito nas amigas, que prometem tentar aproveitar ao máximo a última noite no high school. 

Por ser uma comédia construída em torno do rating R nos EUA – as linhas de diálogos são recheadas de piadas de cunho sexual e de duplo sentido. As quatro roteiristas responsáveis pela trama merecem aplausos por criar um rico filme, que trata de questões que passam desde a importância da amizade e o companheirismo até a rejeição e a dificuldade de aceitar uma novo etapa na vida.

Ao contrário das comédias de fim de high school masculinas, quase sempre voltadas para a busca do sexo, Booksmart promove um olhar íntimo nas personagens durante as trinta horas estabelecidas na narrativa do longa. A homossexualidade de Amy, por exemplo, não é usada apenas para justificar uma cena com outra mulher (como ocorre com tantas outras produções) – e tem uma importância explícita nas suas relações e na tentativa de engatar um último contato com outra jovem antes do fim de sua rotina. Olivia Wilde surpreende por fazer bons experimentos: closes e longas tomadas ressaltam a qualidade e o refinamento da argumentação de Amy e Molly, da mesma forma que uma hilária cena de bonecas quebra e revigora o raconto e tenta criar uma discussão “muda” – talvez o maior trunfo de Booksmart.

Uma comédia tão gostosa de assistir merecia uma sorte melhor: o marketing de Booksmart nos EUA foi muito bom, mas ainda assim o filme não conseguiu atingir o público alvo. Inicialmente existia uma expectativa de tornar este filme o Superbad (2007) desta década. Próximo do lançamento, a própria Annapurna já considerava bom uma aproximação dos números de Lady Bird. Mas em uma semana extremamente competitiva, especialmente com o lançamento de Aladdin – o filme teve um desempenho muito ruim nas bilheterias, com cerca de 9 milhões de dólares arrecadados nos EUA.

Comentário em vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=ATjFQPYGBeY

NOTA: 7/10

IMDb

Leave a Reply