Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Todos lo saben (Todos Já Sabem) - 2018 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Todos lo saben (Todos Já Sabem) – 2018

Tinha grandes expectativas para Todos lo saben (Todos Já Sabem, no Brasil). Como fã de Asghar Farhadi, também sabia que a cobrança seria muito maior – seja pelo alto investimento ou pelo elenco estrelado com Penélope Cruz, Javier Bardem e Ricardo Darín. Após o lançamento em Cannes, no ano passado, o filme acabou perdendo mercado (só chega ao Brasil agora, em fevereiro) e foi apontado por colegas estadunidenses como o pior filme da carreira de Asghar. É isso mesmo?

Como é de costume, Asghar promove sua narrativa sem dar muito espaço para contextualização e apresentação de personagens, deixando muito claro que é tarefa do público captar indiretas, olhares e outros indícios que possam ajudar na elucidação da história.

Laura (Penélope Cruz) vive em Buenos Aires, com seu marido, Alejandro (Ricardo Darín) – mas vai com seus dois filhos para sua terra natal, um vilarejo próximo de Madrid, para prestigiar o casamento de sua irmã. Ela retoma contato com Paco (Javier Bardem) – com quem teve um caso antes de partir para a Argentina – e os minutos iniciais do filme logo explicam o título. Todos já sabem da relação amorosa de Laura e Paco. O sequestro da filha de Laura, no entanto, acaba com a festa de casamento e coloca a família em alerta: os bandidos pedem 300 mil euros e ameaçam matar a moça caso ocorra algum tipo de alerta para a polícia.

É muito interessante acompanhar a proposta narrativa do filme. Durante a primeira hora temos um thriller de primeiro nível, no mesmo cinema íntimo e original que Ashgar nos acostumou.

O problema, no entanto, começa quando a narrativa é encaminhada para uma (tentativa de) conclusão. Sabe o caso de um filme que promove algo muito espantoso e novo e que não sabe fechar tudo isso? Pois é. Todos Já Sabem sofre com isso – e, vamos deixar bem claro, Ashgar é o principal culpado.

Nos trinta minutos finais a aproximação com o melodrama típico de novela é lamentável, e acaba destruindo toda temática e avanços positivos feitos até então. Ainda assim, valorizo muito a atuação do elenco, com um Javier Bardem espetacular, em uma das grandes atuações de sua carreira, e o trabalho de fotografia.

Acho até maldade estabelecer comparações com o restante da filmografia de Ashgar, mas talvez não seja absurdo pensar que Todos Já Sabem, sim, é uma decepção. Esperava um pouco mais de uma das mentes mais criativas do cinema contemporâneo.

NOTA: 7/10

IMDb

Leave a Reply