Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Minding the Gap - 2018 - Crítica do documentário

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Minding the Gap – 2018

Indicado ao Oscar de melhor documentário, Minding the Gap é um documentário com uma proposta diferente e original. Bing Liu começou a gravar seus amigos diariamente, com foco no skate diário. A partir do arquivo construído, o diretor busca tratar sobre uma série de tópicos comuns da adolescência, como amizade e companheirismo, para explorar então tratar sobre a vida particular de cada um de seus amigos – e também de seu próprio caso.

Talvez a única falha na concepção de Minding the Gap foi a de investir muito em um sentimento over the top – ou seja, querendo colocar cada cena como extremamente importante para a narrativa. Este ponto negativo é evidenciado com um bocado de tomadas genéricas, que parecem dramatizadas apenas para aquele momento da captação da cena – e estão presentes do início ao fim.

É preciso reconhecer, no entanto, que a excelente concepção criativa envolve o espectador. Sem dúvida este apelo foi essencial para o membro da Academia, que provavelmente sentiu o nível de discussão avançado por Liu.

Quando o laço de amizade entre os homens alvo deste documentário já está fortalecido perante o público, ocorre um gradual distanciamento do público para o privado, onde cada um partilha seus problemas: depressão e abusos, por exemplo, mostram a particularidade de cada caso. Assim como os amigos usam o skate como meio de socialização, o esporte também é válido para amenizar a dor e os problemas do cotidiano.

Avalio Minding the Gap de forma positiva, mas ainda assim aponto que é o documentário menos impactante da lista do Oscar 2019. Mas é interessante notar como o comitê abriu mão de favoritos da temporada para abraçar uma temática nova e que até então não era prestigiada pela Academia.

NOTA: 6/10

IMDb

Leave a Reply