Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Dark Money - 2018 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Dark Money – 2018

Qualquer documentário que proponha, em última instância, a análise da conjuntura política de um determinado local precisa ter três noções: a do comprometimento com o tema, de buscar a verdade e o direito de ampla defesa. Existe uma fina linha que separa um documentário político de um documentário propagandista. Por mais nobre que seja o tema de Dark Money – tendo em conta a boa fé do diretor e produtores – faltou dar espaço e voz para o outro lado, ainda que tais posições possam soar repugnantes.

Dirigido por Kimberly Reed, a produção explora os grupos ocultos que fazem lobby nos Estados Unidos, despejando milhões de dólares em políticos para comprometimento com sua pauta. A partir do histórico de enfrentamentos no estado de Montana – sem dúvida o que mais gerou polêmica desde o início deste milênio – o foco é descobrir quem são as pessoas e a ameaça destes grupos ao sistema democrático estadunidense.

Com uma linha de análise linear e pausada, o direcionamento de Dark Money é feito para privilegiar histórias de pessoas que lutam diariamente contra os abusos que ganharam força após a decisão da Suprema Corte no caso Citizens United.

Entendo perfeitamente, neste caso, que a realizadora busque sair de sua zona de conforto ao se engajar com o tema que propõe. Reed não tem medo de dar sua opinião e moldar sua proposta de acordo com o que acha certo. Para isso, contou com entrevistas de importantes figuras políticas de Montana – desde o poder executivo até figuras do judiciário – para entender o motivo pelo qual as corporações buscam o alinhamento com políticos locais.

Se o ponto forte do documentário é explorar com propriedade o contexto político do estado – ela comete graves falhas ao apressar a entrada da Federal Election Commission, que apenas prejudicam seu ponto de raciocínio. Também não ajuda a seleção de imagens feitas para ilustrar os comentários – perdidas entre arquivos da era Nixon até protestos do período Obama.

Dark Money conta com entrevistas de republicanos perseguidos pelos grandes grupos que fazem a propaganda suja nas campanhas. Isto ocorre para tentar amenizar uma possível classificação anti-republicana, que naturalmente poderia/deve ser feita por think tanks conservadores. O problema é que o filme encaminha suas conclusões em torno de uma pesada história e não abre espaço para defesa, como se o ponto levantado pela diretora fosse consenso e como se o posicionamento da Suprema Corte tivesse interesses por trás. Com o tema que tinha em mãos, Reed foi ambiciosa e errou ao dar um passo maior do que poderia.

NOTA: 6/10

IMDb

Leave a Reply