Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Una questione privata (Uma Questão Pessoal) - 2017 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Una questione privata (Uma Questão Pessoal) – 2017

Beppe Fenoglio foi um escritor italiano que levou o dia a dia da resistência no período da Segunda Guerra Mundial para a literatura de forma contundente. Seu livro mais conhecido – Una questione privata – já havia sido adaptado para o cinema na década de 1960 – com outras versões feitas para a televisão posteriormente. A proposta dos irmãos Taviani de resgatar a obra foi vista com bons olhos na Itália – mas infelizmente o filme (lançado no Brasil como Uma Questão Pessoal) contém excessivo apelo dramático – talvez a marca registrada dos dois neste século – que tiram a credibilidade da história.

Giorgio (Lorenzo Richelmy) apresenta a bela Fulvia (Valentina Bellè) ao seu amigo Milton (Luca Marinelli), que logo se apaixona por ela. Os três passam a verão em Langhe antes do começo da guerra, criando uma relação de cumplicidade. Com o conflito, Milton entra na resistência e descobre que Giorgio pode estar se relacionando com Fulvia. Tudo piora com o avanço fascista que busca desmobilizar os partisans, que capturam Giorgio.

Para diferenciar de todos os filmes feitos sobre a obra de Beppe até hoje, os irmãos acabam modificando muito o eixo romântico, criando uma nova variável ao espectador. Os mais puristas podem considerar uma desfiguração da obra base – mas isso é necessário para armar o tom poético das falas que é combinada com as ótimas tomadas de Simone Zampagni.

O grande problema do filme está em seu próprio avanço narrativo. Os oitenta minutos de duração parecem muito para um bocado de cenas repetidas e com pouco simbolismo. Os irmãos investem na teatralização, que dá as caras em todas as cenas, e que torna o desenrolar da história pouco atrativo. Una questione privata infelizmente decepciona por não dar mais espaço para a resistência italiana.

NOTA: 5/10

IMDb

Leave a Reply