Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Abacus: Small Enough to Jail (Abacus: Pequeno o Bastante para Condenar) - 2016 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Abacus: Small Enough to Jail (Abacus: Pequeno o Bastante para Condenar) – 2016

A crise financeira iniciada nos EUA em 2008 foi extremamente foi amplamente discutida na mídia – e em alguns canais estadunidenses tal evento virou um circo midiático. O trabalho em torno de Abacus: Small Enough to Jail (Abacus: Pequeno o Bastante para Condenar, no Brasil) é impressionante por mostrar, de forma indireta, como a justiça do país acabou fechando os olhos para os crimes cometidos pelos gigantes que manipularam a economia para voltar a atenção para um pequeno banco.

O Abacus Federal Savings Bank foi fundado em 1984 por imigrantes chineses que desejavam expandir o acesso ao crédito para esta grande comunidade de imigrantes em Nova York. É interessante notar que o diretor Steve James dá uma ótima contextualização para o espectador e não deixa de lado o relacionamento muito específico dos chineses com o dinheiro – que historicamente se apegam as cédulas.

Em 2012, a promotoria distrital de Nova York acusou o banco de patrocinar um complexo esquema de fraude de hipotecas que envolveria toda a diretoria. A partir deste caso, James reconstrói o julgamento.

Abacus é um documentário completo por oferecer ao espectador um ótimo resumo das teorias de acusação e de defesa a partir de uma série de entrevistas. Ressalto que a presença do promotor Cyrus Vance, Jr. – que sofreu diversas críticas por conta da condução deste caso – apenas engrandeceu esta produção.

Abacus poderia muito bem ser uma propaganda para os chineses, em busca de redenção. Poderia ser uma tentativa de reprodução de David e Golias. Mas o resultado final é muito mais satisfatório e original. Para os interessados na crise de 2008, por exemplo, Abacus oferece informações preciosas sobre a condução de promotoria em um caso contra uma instituição financeira (algo que não ocorreu, conforme já escrito, com os bancos que realmente afetaram a economia estadunidense). Mas quando cito que um documentário é completo procuro pensar nas pessoas que entram no cinema ou apertam play em seus serviços de streaming em suas casas sem nenhum conhecimento prévio do tema. Abacus atinge perfeitamente o objetivo proposto ao escancarar uma tentativa de caça as bruxas, ao mesmo tempo que coloca uma instituição pequena, que não figura na lista das 2 mil maiores dos EUA, como alvo para tentar mostrar ao cidadão estadunidense de que o Estado estava empenhado no combate as fraudes e corrupção.

Por conta de tudo isso é fácil observar o grande sucesso de Abacus nos festivais que percorreu nos últimos dois anos. Merece a indicação ao Oscar e a visibilidade que ganhará a partir de agora.

NOTA: 8/10

IMDb

Leave a Reply