CLIQUE AQUI PARA VER MINHAS APOSTAS PARA O OSCAR 2018!
Chegou a época mais aguardada do ano!
A temporada do Oscar é marcante para cinéfilos, críticos e para todos os envolvidos na indústria, de modo geral. São várias premiações ao redor do mundo que premiam os melhores filmes do ano anterior – e grande parte desses longas são lançados em uma janela relativamente curta (novembro/dezembro nos EUA e de novembro a fevereiro no Brasil).
Como de costume, abaixo analiso cada categoria com meus respectivos palpites.
Melhor filme:
Favoritos:
Three Billboards Outside Ebbing, Missouri
Devem estar na lista:
Cinco filmes em busca de quatro (?) vagas:
Phantom Thread
Mudbound
Comentários: que safra fantástica de filmes! 2017 foi um ano excepcional no cinema, e a quantidade de filmes que poderiam receber uma nomeação mostra bem como será difícil para os membros da Academia formularem a lista deste ano. Acredito que The Florida Project foi vítima de sua péssima distribuição nos Estados Unidos, e temo que isso acabe comprometendo a campanha do filme. Phantom Thread teve um lançamento e impacto muito abaixo do esperado em Los Angeles. Acredito que a Academia esse ano nomeie Get Out, grande filme que causou forte impacto durante a metade inicial de 2017. Também seria um atrativo a mais na cerimônia.
Melhor diretor:
Favoritos:
Guillermo Del Toro (The Shape of Water)
Martin McDonagh (Three Billboards Outside Ebbing, Missouri)
Três para duas vagas:
Luca Guadagnino (Call Me By Your Name)
Possível surpresa:
Comentários: confesso que estou ansioso para ver a lista final dessa categoria. Nesse último mês, vários portais especializados fizeram campanha para Greta Gerwig, lembrando que a temporada de premiações colocou apenas homens na lista. Fora as três certezas, temos Spielberg, que apesar de ter apresentado um filme razoável goza de crédito junto a Academia, o grande Luca Guadagnino e Jordan Peele, que pode surpreender caso Get Out seja lembrado pela Academia em mais categorias.
Melhor ator:
Franco-favorito ao Oscar:
Corrida pela nomeação:
Timothee Chalamet (Call Me By Your Name)
Daniel Day-Lewis (Phantom Thread)
Denzel Washington (Roman J. Israel, Esq.)
Dúvida:
James Franco (The Disaster Artist)
Comentários: até semana passada era óbvio que James Franco estaria na lista. No entanto, as recentes acusações podem pesar e tirar sua nomeação. Mas não resta dúvidas de que Oldman deve receber todos os prêmios da temporada.
Melhor atriz:
Frances McDormand (Three Billboards Outside Ebbing, Missouri)
Sally Hawkins (The Shape of Water)
Comentários: é a categoria mais disputada do Oscar 2018. Confesso que não consigo imaginar outro nome nessa lista.
Melhor ator coadjuvante:
Sam Rockwell (Three Billboards Outside Ebbing, Missouri)
Richard Jenkins (The Shape of Water)
Willem Dafoe (The Florida Project)
Armie Hammer (Call Me By Your Name)
Christopher Plummer (All the Money in the World)
Comentários: imagino que a única possibilidade de surpresa nessa categoria seria Armie Hammer dividir os votos com Michael Stuhlbarg e abrir espaço para outro nome.
Melhor atriz coadjuvante
Favoritas
Na disputa
Mary J. Blige (Mudbound)
Lesley Manville (Phantom Thread)
Octavia Spencer (The Shape of Water)
Comentários: seria incompreensível uma nomeação para Holly Hunter (The Big Sick) ou Hong Chau (Downsizing), mas as duas vem recebendo forte apoio das produtoras e podem aparecer na lista.
Melhor roteiro original
Three Billboards Outside Ebbing, Missouri
Disputa pela última vaga:
Comentários: assim como ocorre nas principais categorias, a disputa de roteiro será entre Bird/Shape/Billboards.
Melhor roteiro adaptado
Molly’s Game
Mudbound
Comentários: apenas os dois primeiros citados acima tem a vaga “garantida”. A disputa é interessante na medida em que temos filmes como Wonder, All the Money in the World e até mesmo Logan, que seria uma aposta que garantiria alguns pontos a mais na audiência.
Melhor filme estrangeiro
Foxtrot
*até o fechamento deste post não tive acesso ao filme senegalês Félicité
Comentários: mais uma pré-lista de luxo feita pela comissão de filmes estrangeiros. Suspeito, no entanto de que o filme senegalês ou que o filme sul-africano possam aparecer de surpresa como indicados, mantendo o padrão recente da Academia de nomear ao menos um filme fora dos principais mercados de cinema.
Melhor fotografia
Mudbound
Comentários: Blade Runner está longe de ser um filme ruim. Na verdade, é um filme que não teve promoção decente por parte da Warner para a temporada de premiações e infelizmente tudo indica que receberá apenas nomeações nas categorias “secundárias”. Mas a possível vitória nessa categoria coroaria o trabalho impecável de Roger Deakins
Melhor animação
Ferdinand
The Breadwinner
The Lego Batman Movie
Comentários: acredito que seja difícil tirar os quatro primeiros dessa lista. A Academia já demonstrou que não recebe bem os filmes da série Lego, o que abriria a última vaga para um independente como The Big Bad Fox and Other Tales ou Mary and the Witch’s Flower.
Melhor documentário
Jane
Faces Places
City of Ghosts
Chasing Coral
Comentários: o ano não foi muito bom para os documentários, tendo em vista que vários títulos lançados em festivais ao longo do ano foram adiados para 2018. A disputa provavelmente será entre Jane e Faces Places.
Melhores efeitos especiais
War for the Planet of the Apes
Star Wars: Episode VIII – The Last Jedi
Comentários: teoricamente a lista é previsível, já que esses cinco filmes dominaram as premiações da categoria na temporada. Será que a Academia prepara alguma surpresa como Beauty and the Beast?
Melhor edição/montagem
Three Billboards Outside Ebbing, Missouri
Melhor direção de arte
Melhor maquiagem e penteados
Wonder
Guardians of the Galaxy Vol. 2
Melhor trilha sonora
Phantom Thread
Comentários: uma categoria interessante, já que temos vários nomes que podem roubar a vaga dos dois últimos citados. Star Wars, Darkest Hour e até mesmo Three Billboards Outside Ebbing, Missouri receberiam a nomeação com justiça.
Melhor canção original
This Is Me (The Greatest Showman)
Mighty River (Mudbound)
Evermore (Beauty and the Beast)
The Mystery of Love (Call Me By Your Name)
Melhor edição de som
War for the Planet of the Apes
Comentários: a nomeação do sindicato será apresentada no mesmo dia dos indicados ao Oscar, o que torna a tarefa mais complicada.
Melhor mixagem de som
Star Wars: Episode VIII – The Last Jedi
Melhor figurino
Phantom Thread
Murder on the Orient Express
Comentários: das categorias específicas, essa é a mais difícil. Sempre falo que o único parâmetro aceitável é justamente o do guild awards, mas sempre aparece um filme por fora nessa categoria (no ano passado foi Allied).
Melhor curta de animação
*Nota: a partir desse ano apenas membros do branch de curtas podem assistir aos filmes pré-selecionados (tendo em vista que poucos são lançados no mercado). Portanto, apenas terei a chance de analisar os indicados ao Oscar e os palpites nessas três categorias são realmente na base do chute.
Lou
Dear Basketball
Cradle
Life Smartphone
In a Heartbeat
Melhor curta (documentário)
Heroin(e)
Alone
Edith+Eddie
Kayayo: The Living Shopping Baskets
116 Cameras
Melhor curta
DeKalb Elementary
Watu Wote / All of Us
Rise of a Star
Facing Mecca
The Silent Child