Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Their Finest (Sua Melhor História) - 2016 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Their Finest (Sua Melhor História) – 2016

Transmitir a essência do processo de criação e desenvolvimento de roteiros é extremamente difícil de se fazer nas telas do cinema, já que é necessário uma narrativa que consiga simplificar para o espectador as várias partes envolvidas neste meio. Quanto mais nos afastamos do mundo atual, maior o desafio. No caso de Their Finest (Sua Melhor História, no Brasil), ocorre um interessante paralelo: ao adaptar o livro de Lissa Evans, a diretora Lone Scherfig tem a missão de tentar seguir com precisão detalhes do livro ao mesmo tempo em que busca trazer certa originalidade na forma como conduz a história.

Gemma Arterton interpreta Catrin Cole, dona de casa que vive em Londres no período da Blitz, quando os alemães bombardeavam o território britânico várias vezes ao dia. Após conseguir um emprego no Ministério da Informação, ela entrevista duas irmãs que participaram da evacuação de Dunquerque e leva a história pra seus chefes, que decidem produzir um longa metragem de propaganda. Trabalhando ao lado de Tom Buckley (Sam Claflin), Catrin busca superar o preconceito por ser mulher, tanto no ambiente de trabalho quanto em casa, já que seu marido, Ellis (Jack Huston), não aceita o fato de sua esposa ficar fora durante boa parte do dia.

O espectador tem a oportunidade de acompanhar o crescimento de Catrin, passando de mera burocrata até roteirista, a partir de uma história bem contada. Existem, claro, problemas pontuais: o filme é demasiado longo, investindo em cenas completamente desnecessárias que não são uteis para o laço de intimidade que Scherfig tenta montar.

De certo modo, a produção da BBC Films salienta a importância do cinema de estúdio, prestando algumas homenagens a clássicos do período. É extremamente importante ressaltar a fundamental contribuição do cinema nos esforços de propaganda (especialmente no recrutamento) durante a Segunda Guerra Mundial. No caso de Their Finest, o filme com roteiro criado em parte por Catrin tem várias faces: em primeiro lugar, de conscientizar a bravura dos soldados aliados em Dunquerque; logo após, alguns objetivos secundários são fixados. Entre eles, talvez o que mais chame a atenção seja a forma como o próprio projeto foi reestruturado para abrigar um ator estadunidense, tentando fixar para o público a imagem de amizade e a necessidade dos Estados Unidos entrarem na guerra para defender a democracia.

Quando a proposta é discutir cinema e história, Their Finest apresenta ótimas passagens. O maior problema de estrutura está na tentativa de discutir a vida pessoal de Catrin de forma melodramática. Ainda assim, uma boa produção britânica, que ganha espaço nos cinemas quase um ano depois de seu lançamento.

NOTA: 6/10

IMDb

Leave a Reply