Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Patriots Day (O Dia do Atentado) - 2016 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Patriots Day (O Dia do Atentado) – 2016

Patriots Day (O Dia do Atentado, no Brasil) teve seu lançamento limitado em dezembro na expectativa de concorrer ao Oscar. As nomeações não vieram, mas a Lionsgate investiu todas suas fichas para o lançamento do longa no feriado da semana de Martin Luther King. A resposta da bilheteria foi muito abaixo do esperado, o que geralmente ocorre com grandes neste tipo de situação, quando o engajamento do público é menor do que se pensavaApesar de uma boa produção e de uma narrativa que exalta o sentimento de união e fraternidade dos Estados Unidos (que contém certos resquícios de uma herança do destino manifesto), a falta de um elemento novo provavelmente é o culpado pelo resultado negativo nos Estados Unidos.

Produzir um filme com situações contemporâneas é um tarefa extremamente difícil. Salvo raríssimas exceções, quase sempre o público alvo é muito restrito. O pensamento é simples: se nós vivenciamos o dia a dia de determinada situação na vida real, por qual motivo ir até o cinema para ver mais do mesmo? Esse foi o desafio da Warner com Sully, e Clint Eastwood provou estar certo ao adicionar elementos fora do alcance do espectador durante o caso analisado, promovendo ótimas reflexões.

Adaptado do bestseller Boston Strong (motto que uniu a cidade), o diretor Peter Berg torna o policial Tommy (Wahlberg) como protagonista da história. Junto de um sargento local (J.K. Simmons), e de um agente do FBI (Kevin Bacon), Tommy tem papel fundamental na solução do caso do atentado na maratona de Boston, ocorrido em 2013.

Infelizmente o foco volta-se mais para o heroísmo do que para uma discussão séria dos motivos e do contexto em torno dos irmãos chechenos Dzhokhar Tsarnaev e Tamerlan Tsarnaev, mentores do atentado. A carta na manga de Berg está na forte atuação de Wahlberg, mas que não é suficiente para sustentar o restante do elenco. Patriots Day teve seu lançamento adiado em uma porção de países (incluindo Brasil) para se adaptar no mercado. Para quem acompanhou a investigação, não existe nada de novo ou surpreendente – e isso justifica a leve decepção que senti quando deixei a sala de cinema. Uma pena, pois a ambientação e a fotografia são interessantes.

NOTA: 6/10

IMDb

One thought on “Patriots Day (O Dia do Atentado) – 2016”

Leave a Reply