Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Gold (Ouro) - Crítica do filme

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Gold (Ouro) – 2016

Gold (Ouro, no Brasil) é mais um filme que teve um lançamento muito abaixo do esperado. Os motivos são vários: péssimo posicionamento na janela de lançamento, falta de indicações e baixa visibilidade. Dirigido por Stephen Gaghan, a produção erra ao colocar tentar buscar seu espaço a partir da combinação de elementos de The Wolf of Wall Street e American Hustle.

A história é adaptada do escândalo que tomou conta dos noticiários da década de 1990, período no qual o filipino Michael de Guzman apresentou supostas provas do que dizia ser o maior depósito de ouro do mundo, na Indonésia. Após fazer uma parceria de exploração com o conglomerado canadense Bre-X, de Guzman foi desmascarado – e o caso até hoje é discutido por conta das teorias da conspiração que surgiram com o advento da internet.

Acredito que os roteiristas Patrick Massett e John Zinman decidiram ambientar Gold na década de 1980 para evitar problemas legais e para abrir mais espaço para Matthew McConaughey desenvolver seu personagem. A história é voltada para Kenny Wells (McConaughey), o primeiro investidor que “descobriu” o potencial da mina de Guzman (no filme o personagem chama-se Acosta e é intepretado por Edgar Ramírez). Após quase perder o négocio da sua família, Wells convence a todos de que o negócio tem muito potencial e seria a fonte de riqueza e prosperidade para todas as gerações futuras.

O filme apresenta boas tomadas que mostram o difícil trabalho em torno da prospecção – ainda mais em um país como a Indonésia. A busca por surpreender o espectador com uma grande surpresa (que é a cartada final de Gaghan) não convence, já que o direcionamento da narrativa não é conduzido de forma satisfatória.  Gold trata da busca desenfreada pelo ouro – e pelo sonho americano. Ainda que a proposta no papel seja interessante, o filme deixa muito a desejar – o que é uma pena, já que o desempenho de McConaughey é excelente.

NOTA: 6/10

IMDb

Leave a Reply