Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Minha Vida de Abobrinha - Crítica da animação

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Ma vie de Courgette (Minha Vida de Abobrinha) – 2016

É lindo ver que a Academia mais uma vez reconhece uma animação de fora dos Estados Unidos. A indicação de Ma vie de Courgette (Minha Vida de Abobrinha, no Brasil) é totalmente merecida. O diretor Claude Barras cria um mundo interessantíssimo a partir de um refinado stop-motion.

Em uma hora de rodagem, a proposta é acompanhar alguns meses da vida de Courgette, ou Abobrinha (voz de Gaspard Schlatter). Ele acredita que é o culpado pela morte de sua mãe, e acaba em um orfanato, onde enfrenta o desafio de construir novas relações ao mesmo tempo que deve tocar a vida sem a base familiar. Ele leva consigo uma pipa com o desenho de seu pai e uma lata de cerveja, para não esquecer de sua mãe. Quando a pequena Camile (voz de Sixtine Murat) também chega ao orfanato, o coração de Abobrinha bate mais forte. Pela primeira vez ele se sente apaixonado por alguém, e é por este motivo que ele está disposto a tudo para estar perto da menina.

O tom irreverente da animação cria ótimas cenas em que a inocência das crianças cria situações embaraçosas para os adultos. O roteiro foi desenvolvido a partir do livro Autobiographie d’une Courgette, de Gilles Paris, e chama a atenção por convidar o espectador a se colocar na posição de uma criança de dez anos e refletir o mundo com menos preocupações e sem nenhum medo de ser feliz. O design único de cada marionete que foi trabalhada no longa torna mais fácil a criação de uma identidade visual para criar uma relação íntima com cada criança e adulto apresentado aqui.

A qualidade do trabalho da equipe de Barras é impressionante. Um pequeno detalhe que poucos notam nos stop-motion é a ausência de sombras, já que a adição delas torna o processo final bem mais complicado. O posicionamento do sol, por exemplo, interfere em cada personagem, com cenas dinâmicas e belas. Ma vie de Courgette é construído a partir de alicerces muito diferentes das animações americanas, e a originalidade do projeto merece aplausos.

NOTA: 8/10

IMDb

2 thoughts on “Ma vie de Courgette (Minha Vida de Abobrinha) – 2016”

Leave a Reply