Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
O Apartamento - Crítica do filme iraniano de Asghar Farhadi

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Forushande (O Apartamento) – 2016

Asghar Farhadi é o grande responsável por abrir o cinema o cinema iraniano ao mundo ocidental. Seus quatro últimos filmes foram verdadeiros sucessos – já que o diretor nunca abriu mão de analisar o contexto social de seu país, mostrando as enormes diferenças políticas, religiosas e culturais. Nem mesmo quando Majid Majidi foi indicado ao Oscar de 1999 com Filhos do Paraíso o cinema iraniano teve um apelo tão grande como agora: Farhadi, que já venceu o prêmio de longa estrangeiro da Academia, instiga o público em histórias complexas e bem fundamentadas. Forushande (O Apartamento, no Brasil) é excepcional, com um ritmo muito próximo de A Separação, obra prima de sua carreira.

Retornando ao Irã após participar da produção francesa Le passé, a atenção mais uma vez está na rotina de um casal. Rana (Taraneh Alidoosti) e o professor Emad (Shahab Hosseini) compõem o elenco da peça A Morte do Caixeiro Viajante, em exibição na capital iraniana. O prédio em que eles viviam começou a apresentar rachaduras, e o risco de demolição fez com que eles trocassem de residência. Ao chegar no novo apartamento, Rana é atacada por um homem estranho. O incidente levanta questões sobre a antiga moradora do local e envolve diretamente Emad, que busca pelo autor do crime para estabelecer justiça.

O trauma está diretamente ligado na base narrativa do filme. Após o ataque, Emad coloca sua profissão em segundo lugar e alterna seu foco para a solução do caso. Já Rana fica isolada e com medo de permanecer em casa. O comportamento dos dois acaba resultando em péssimas apresentações no teatro. Farhadi faz uma progressão lenta, mas recompensadora. O Apartamento é o tipo de filme que constrói um forte ambiente de tensão para explorar seus minutos finais com extrema solidez. Quem ganha é o espectador, que passa a tentar ler as atitudes de cada personagem e até mesmo se coloca no papel de juiz. Essa excelente interação com o público ganha ainda mais qualidade com o conhecimento da peça A Morte do Caixeiro Viajante, que ajuda a estabelecer bons parâmetros de comparação ao drama social que envolve cada situação exposta no filme.

Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, o filme pode surpreender e aparece com chances de desbancar Toni Erdmann, franco favorito da temporada de premiações.

NOTA: 8/10

IMDb

One thought on “Forushande (O Apartamento) – 2016”

Leave a Reply