Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Até o Último Homem - Crítica do filme

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Hacksaw Ridge (Até o Último Homem) – 2016

Após uma década de controvérsias, Mel Gibson apresenta Hacksaw Ridge (Até o Último Homem, no Brasil), baseado na incrível história de Desmond Doss, primeiro objetor de consciência da história do exército americano a receber a Medalha de Honra por conta de seus feitos durante a Batalha de Okinawa, ocasião na qual salvou a vida de 75 companheiros.

A primeira cena do filme mostra que Gibson quis deixar claro desde os segundos iniciais que a guerra é o inferno. Sem qualquer contexto o espectador é lançado para o meio de uma batalha dos americanos contra os japoneses, com muito sangue e sofrimento. Logo após somos apresentados ao jovem Doss (Andrew Garfield), membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia que decide se alistar após ficar chocado com o ataque a Pearl Harbor. Logo que o Capitão Glover (Sam Worthington) descobre que Doss rejeita pegar em armas, ele dá a instrução para o comandante do batalhão, Sargento Howell (Vince Vaughn), tornar a vida dele em um verdadeiro inferno, na tentativa de fazer com que o rapaz desista do serviço militar.

Filmado na Austrália, Gibson toma uma posição extremamente conservadora na questão do uso do CGI. Para dar credibilidade à história que apresenta, ele preferiu usar os bons e velhos dublês aliado ao excelente trabalho do diretor de fotografia Duggan, do editor John Gilbert e do veretano Chris Godfrey (coordenador de efeitos especiais) para mostrar a carnificina do campo de batalha. Não existe nenhuma preocupação em dar uma versão light da guerra – e a constante violência e mutilação ganham tons ainda mais dramáticos com o desespero japonês nos dias finais da guerra.  É na justaposição com a personalidade de Doss que Hacksaw Ridge ganha alma e constrói sua mensagem. Chega a ser estranho (e bizarro) pensar que o longa foi engavetado por vários executivos de Hollywood justamente por duvidar do potencial da história.

O roteiro do filme divide-se na atenção para a formação moral de Doss e na sua preparação para a sangrenta Batalha de Okinawa. O grande pecado, no entanto, está no fato de Gibson mostrar a entrada de Doss na guerra e pular diretamente para o gran finale. Em meio disso, vários fatos são resumidos e alterados para conseguir manter o filme em um tempo tolerável, pensando na viabilidade comercial. Neste sentido, Hacksaw Ridge não é a cinebiografia de Doss, já que descarta sua participação nas Filipinas e em Guam (onde ganhou a Medalha de Bronze). Mas é um filme sobre o episódio mais importante de sua vida, que por si só é extremamente notório.

Hacksaw Ridge entra na lista das ótimas produções sobre a Segunda Guerra Mundial. A sabedoria de Gibson em encerrar seu filme com depoimentos de Doss e de outros membros do exército que aparecem no filme aumenta ainda mais a imersão na história, deixando uma forte impressão final no público. A tradicional discussão sobre religião e guerra – duas palavras tão distintas mas que nos dias atuais são tão próximas – ganha vida a partir da paixão demonstrada pelo diretor sobre a história que tem em mãos.

[youtuber youtube=’http://www.youtube.com/watch?v=R4cmOy0V8UA’]

NOTA: 9/10

IMDb

3 thoughts on “Hacksaw Ridge (Até o Último Homem) – 2016”

Leave a Reply