Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Moana - Crítica da animação da Disney

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Moana – 2016

Moana (Moana: Um Mar de Aventuras, no Brasil) é a melhor animação do ano de 2016.  Além de dar espaço para uma nova protagonista que não segue o padrão estético celebrado pela Disney em outras ocasiões, o grande destaque está na impecável história que convida o público a dialogar com a natureza.

A jovem Moana (Auli’i Cravalho) recebeu de seu pai, Tui (Temuera Morrison), a ordem de jamais ousar deixar a ilha na qual sua família vive. Após notar graves mudanças que afetam o dia a dia e a rotina local, Moana decide desafiar a autoridade local e navega pelo oceano em busca de Maui (Dwayne Johnson), semideus que roubou o coração de Te Fiti, a mãe-terra. Junto do simpático galo Heihei, ela tenta convencer Maui a reestabelecer a ordem e harmonia no mundo.

O personagem de Dwayne Johnson foi criado especialmente para ele. É surpreendente os detalhes que cercam o semideus (que passam desde as tatuagens até a postura corporal), e várias referências diretas podem ser estabelecidas com o popular ator estadunidense. Por consequência, todas as piadas ganham toques de irreverência fenomenais.

O trabalho de dublagem é muito bom, e o ponto alto está nas passagens musicais de Cravalho. As letras são ótimas, e acredito que a Disney realmente enfrentou sérios problemas para conseguir elaborar dublagens que expressem o ótimo conteúdo do original em inglês.

Apesar de quebrar vários paradigmas com uma protagonista decidida e forte, Moana tem pequenos problemas narrativos. Em certos momentos, a típica história de superação da Disney dá as caras com um leve melodrama criado em torno da morte e com um reencontro entre dois personagens que já haviam se despedido.

Ainda assim, é notório que o objetivo principal está na discussão da relação do homem com a natureza. As passagens finais que mostram o lado ruim e corrompido de Te Fiti podem ser um incentivo para os pais tratarem com seus filhos de temas levantados durante a rodagem.

Por conta disso, Moana é uma opção de entretenimento familiar extremamente sólida. A delicadeza dos diálogos e a boa trilha sonora colocam a animação como favorita aos prêmios de sua categoria nesta temporada e consolida mais uma franquia da Disney com alto potencial para o futuro.

[youtuber youtube=’http://www.youtube.com/watch?v=yvaCwzVOjlA’]

NOTA: 8/10

IMDb

2 thoughts on “Moana – 2016”

Leave a Reply