Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
9/11 (11/9) - 2002 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

9/11 (11/9) – 2002

Eventos impactantes têm a tendência de marcar gerações. É comum, por exemplo, que as pessoas de mais idade se recordem exatamente do que faziam no momento em que receberam a notícia da morte do presidente John Kennedy. O impacto deste tipo de notícia é alto, e a cobertura da mídia – seja qual for o lugar do mundo – tende a influenciar diretamente o espectador. Essa relação da história com a memória, tão discutida por acadêmicos como Paul Ricoeur e Jacques Le Goff, ganhou um novo traço com o 11 de setembro. Por se tratar de um evento ao vivo, no coração da principal potência mundial, a partir do ataque do segundo avião todos nós que presenciamos e vivemos a cobertura sabíamos de que estávamos assistindo a um importante capítulo de nossa história.

Não pretendo discutir o evento e todos os passos subsequentes da administração Bush. Meu interesse é focar nos documentários: inúmeras produções especiais são feitas anualmente. Dentre todas, nenhuma chegou perto do poder de 9/11 (11/9, no Brasil), dos irmãos franceses Jules and Gedeon Naudet.

Eles são o retrato perfeito de um dia aparentemente normal: ambos estavam filmando o primeiro dia de trabalho de um bombeiro do Batalhão 1 de Nova York, que foi direcionado para um possível vazamento de gás na região. De repente, o avião da American aproxima-se da torre norte, chamando a atenção dos irmãos, que direcionam a câmera para capturar o único vídeo claro do primeiro ataque em solo americano.

Apenas com essa imagem eles certamente já fariam sucesso, mas eles decidiram seguir os bombeiros – ainda chocados. Aos poucos, o que parecia um horrível acidente ganha traços de um atentado terrorista. E a série de casos inesperados ocorridos desde o momento em que eles chegam ao World Trade Center até a queda das torres apenas repassam toda a emoção daquele dia ao espectador: seja pelo som do impacto de um jumper no chão (pessoa que optou por se jogar do prédio pelo insuportável calor e falta de ar) ou pela garra e força dos bombeiros – que pareciam se despedir dos colegas tão logo começaram a subir para tentar salvar pessoas – o apelo emocional é gigantesco.

O sucesso comercial de 9/11 deixa claro que o documentário dos irmãos Naudet foi o mais influente já feito até hoje: com distribuição em mais de 100 países e altíssimos números de venda em home video, não é de se admirar que a cada cinco anos todos os envolvidos nesta produção façam uma espécie de atualização, com novas filmagens e entrevistas (em 2016 a CNN comprou os direitos do especial de quinze anos).

NOTA: 8/10

IMDb

Leave a Reply