Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Maraviglioso Boccaccio (Maravilhoso Boccaccio) - 2015 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Maraviglioso Boccaccio (Maravilhoso Boccaccio) – 2015

Paolo e Vittorio Taviani são duas lendas do cinema italiano. Maraviglioso Boccaccio (Maravilhoso Boccaccio, no Brasil) mostra que até mesmo os grandes diretores erram, mesmo após atingir o grau máximo de maturidade intelectual.

O filme é fruto de uma adaptação livre de Decamerão, clássico de Giovanni Boccaccio. Os irmãos tratam de abraçar o contexto da Peste Negra que castigou a Europa na metade do século XIV para mostrar como dez jovens amigos fogem para o campo para evitar a morte e prendem-se nas histórias que contam. Os irmãos apresentam uma fotografia vibrante, com cores vivas que ressaltam a qualidade da fotografia. A trilha sonora acompanha os casos vendidos ao público como ‘imprevisíveis’.

Mas o longa sofre de gravíssimos problemas estruturais, muito por conta da falta de uma terceira voz para tentar dar um pouco mais de lucidez e razão aos Taviani. As várias histórias contadas pelos jovens – que tratam de amor, sexo e traição – não fazem um paralelo direto com a vida deles, muito menos com o contexto – apesar deste ser citado um par de vezes, ao menos.

Apesar de reunir um ótimo elenco, com alguns nomes de ponta do cinema italiano, a sensualidade, o erotismo e a crítica à Igreja não se fazem presentes aqui. Pelo contrário, nota-se uma passividade ímpar, como se tudo o que é mostrado no filme fosse apenas uma alegoria em torno da Peste Negra, descontextualizando o encontro dos jovens. Não! Para quem leu Decamerão, tal fato torna-se um disparate, não sendo nem mesmo possível e justa uma comparação com o filme de Pier Paolo Pasolini. Faltam elementos que ressaltam o humor negro fincado na obra original – ausente no filme. Falta vida aos Traviani, que tentam lançar uma imagem positiva através de cores carregadas e rostos definidos.

Maraviglioso Boccaccio luta para ser um filme artístico a partir de seu bom design de produção. Mas, na verdade, o mesmo torna-se relevante apenas pela assinatura dos Taviani. Infelizmente o longa não chega nem perto de outras entradas da filmografia dos irmãos, e passa por vários problemas de distribuição internacional pela restrição imposta por conta de uma produção que é grande apenas nos olhos de seus idealizadores.

NOTA: 5/10

IMDb 

Leave a Reply