Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Confirmation (Confirmação) - 2016 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Confirmation (Confirmação) – 2016

A nomeação de Clarence Thomas para a Suprema Corte dos Estados Unidos tornou-se em um espetáculo midiático. O processo para confirmação no Senado – ganhou tons bizarros e dramáticos logo que a professora Anita Hill acusou o juiz de assédio sexual. Do dia para a noite, o então presidente George H.W. Bush e o público americano acompanharam o caso virar uma disputa entre republicanos e democratas na qual ambos os lados pregavam vitórias morais. Com direção de Rick Famuyiwa, Confirmation (Confirmação, no Brasil) conta a história de uma das maiores controvérsias da década de 1990 de forma muito clara e competente.

A produção da HBO apresenta uma boa contextualização sobre o caso, tornando o filme acessível para o público estrangeiro que não tem qualquer conhecimento sobre o caso. Hill (Kerry Washington) era professora de direito da Universidade de Oklahoma tão logo tomou conhecimento de que seu ex-chefe, Clarence Thomas (Wendell Pierce), foi nomeado pelo presidente para ocupar a vaga na Suprema Corte deixada por Thurgood Marshall. A partir dos esforços dos Senadores Kennedy e Biden, Hill aceitou prestar depoimento em uma comissão do Senado para discutir a conduta de Thomas.

Para dar tons reais ao que é contado, Famuyiwa optou por quatro tipos de cenas que se unem em torno do objetivo final de esclarecer os fatos graças a uma primorosa edição. Temos imagens reais das audiências no Senado, imagens dos arquivos das principais redes de notícia dos EUA que cobriram diariamente o caso, dramatizações e até mesmo cenas em que o diretor busca enquadrar seus atores em uma espécie de tomada para a TV, onde o público fica com a impressão de que está acompanhando o caso pela C-SPAN (rede de TV do governo federal). É nesta mescla do real com a ficção que Confirmation ganha seu espaço. A atuação do elenco é muito boa, e os detalhes para a reconstrução de Washington no ano de 1991 é bastante sólida, ainda mais com o restrito orçamento.

O roteiro de Susannah Grant é ambicioso, com possibilidades de várias discussões secundárias sobre a política americana e a bipolarização existente em todas as esferas públicas. Confirmation não entrega respostas prontas, e tem seu trunfo ao instigar o espectador a buscar mais informações sobre o caso. A retomada da polêmica vem gerando grandes discussões sobre a personalidade de Thomas, a batalha pela verdade de Hill e, mais uma vez, levanta a bandeira da necessidade de denunciar qualquer tipo de assédio sexual, seja onde for.

*Confirmação é um filme para a TV atualmente disponível na HBO.

[youtuber youtube=’http://www.youtube.com/watch?v=iHIvZuypso4′]

NOTA: 7/10

IMDb

Leave a Reply