Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Er ist wieder da (Ele está de Volta) - 2015 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Er ist wieder da (Ele está de Volta) – 2015

Adolf Hitler faz parte da página negra da história da Alemanha. Fazer comédia com ele significa correr riscos. Em 2012, Timur Vermes publicou o livro Er ist wieder – que trata sobre o retorno de Hitler ao seu país. As páginas muito bem escritas tornaram a novela um bestseller, com traduções para várias línguas – e que acaba de receber uma versão cinematográfica, dirigida por David Wnendt.

A premissa básica é simples: Adolf Hitler inexplicavelmente ressurge no terreno em que abrigava o Führerbunker. Sem se lembrar de nada desde o dia de sua morte, ele busca compreender os avanços tecnológicos e também as mudanças sociais ocorridas na Alemanha. Fazer a adaptação de um livro que fez tanto sucesso recente é uma tarefa muito difícil. O texto de Vermes tem uma fluidez invejável, e ele consegue fazer uma sátira histórica de alto nível – tanto é que, em menos de um mês após chegar às, Er ist wieder da já tinha aclamação da crítica literária alemã. No filme, o caso é bem mais complicado. Interpretado por Oliver Masucci, o Adolf Hitler do cinema está bem menos irritado e velho do que o Hitler de Bruno Ganz em Der Untergang. Este aspecto jovial é fundamental para inserir a imagem do ditador perante ao público, já que ele ganha um programa de humor na televisão alemã tão logo é ‘encontrado’ por um jornalista (Fabian Busch) atrás de uma grande história. Como é de se esperar, inicialmente os alemães dividem-se na receptividade, uma vez que este Hitler era visto como um comediante atuando conforme o método.

As piadas do livro são passadas para o cinema sem a mesma força. Como exemplo, tão logo Hitler descobre jornais e pessoas de origem turca caminhando por Berlim, ele pensa que Karl Dönitz (apontado como seu sucessor no testamento político escrito antes de seu suicídio) teve sucesso ao persuadir os turcos a entrar na guerra contra os russos. No livro, tal piada funciona perfeitamente, já que ela está toda contextualizada. No filme, o poder é bem menor, já que não existe a mínima abertura para discussão dos problemas que levaram a queda do Terceiro Reich.

A rodagem do filme mistura algumas técnicas típicas do mockumentary, como colocar Masucci vestido com o traje do Führer no centro de algumas cidades alemãs, despertando reações de ódio e de um ininteligível amor e afeição, comprovado a partir de selfies e saudações nazistas. Pelo menos duas cenas do longa podem ser comparadas com Borat, já que existe o mesmo impacto de estranheza de pedestres diante de uma situação inusitada. A edição final apresenta pequenos deslizes, talvez pela falta de recursos. O grande erro é que, enquanto o livro Er ist wieder da é extremamente original e ambicioso, a versão do cinema tenta pegar carona em frases de efeito prontas, sem se preocupar com a construção das mesmas. Não basta Hitler se encontrar com o Partido Nacional-Democrático, deve-se criar um clima que tente se assemelhar minimamente ao apresentado no livro.

Er ist wieder da, ainda assim, tem poder para provocar seu espectador e pode ser encaixado perfeitamente na crise dos refugiados que assola o país, o que, em parte, explica o novo avanço da extrema direita e uma série de preceitos que o Hitler de Vermes e Wnendt resgata na Alemanha do século XXI.

* Ele está de Volta está disponível no Netflix

[youtuber youtube=’http://www.youtube.com/watch?v=AtW1Lq5c04E’]

NOTA: 5/10

IMDb

Leave a Reply