Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Comoara (O Tesouro) - 2015 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Comoara (O Tesouro) – 2015

Corneliu Porumboiu é um dos diretores romenos que ganharam espaço por conta da New Wave de seu país, que apostou numa ruptura narrativa com o padrão vigente e buscou a criação de uma própria identidade cinematográfica. Quase dez anos após o sucesso com 12:08 Leste de Bucareste, Porumboiu demonstra segurança ao tratar de uma simples história em Comoara (O Tesouro, no Brasil), mas com espaço para abrir a análise em vários campos que ditam a realidade da Romênia.

O funcionário público Costi (Cuzin Toma) vive tranquilamente com sua esposa (Cristina Toma) e seu filho em um pequeno apartamento próximo ao centro de Bucareste. Seu vizinho, Adrian (Adrian Purcarescu), pede ajuda à família após se endividar com empréstimos com juros exorbitantes. Com a negativa inicial de Costi, Adrian sugere um plano B: financiar o pagamento de um detector de metais para analisar se a casa de seu irmão esconde um precioso tesouro, como ele sempre suspeitou na sua infância.

A questão social da Romênia está completamente vinculada na busca pelo tesouro. O país mantém uma das políticas mais duras nessa questão – tudo o que é encontrado no solo romeno pertence ao governo, com apenas 30% do valor total para o ‘caçado’ – e o descumprimento desta lei dá prisão. Ao mesmo tempo, existe o sonho de que a descoberta dos dois possa trilhar a independência financeira de ambos, que não tem nenhum luxo em suas vidas.

Nas entrelinhas, O Tesouro trata através de seu roteiro minimalista os vários rumos do capitalismo. Costi e Adrian, que tiveram suas infâncias no contexto da crise do comunismo de Ceausescu, não tem a mínima noção do que fazer caso consigam uma grande quantidade de dinheiro, pela provável falta de comida e precariedade vivida na década de 1980. Essa fantasia do tesouro é apenas uma das tantas fantasias sonhadas por milhares de romenos que buscavam melhorar de vida através de um milagre. É por isso que os dois não desistem de cavar o buraco que pode conter algum tipo de item raro- afinal, o que eles tem a perder?

A estruturação narrativa de Comoara destoa da New Wave e da própria filmografia de Porumboiu, o que sugere um movimento de transição interna no cinema do país, buscando outros tópicos e outras ambientações, apesar de manter o foco social. Longe de ser um filme ruim, seu humor seco e a lento desenvolvimento acabam atrapalhando o plano geral do longa, que torna o filme limitado para um pequeno público – como pode ser comprovado na baixa distribuição internacional do filme.

[youtuber youtube=’http://www.youtube.com/watch?v=d56mX1P6p2U’]

NOTA: 6/10

IMDb

Leave a Reply