Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Our Brand Is Crisis (Especialista em Crise) - 2015 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Our Brand Is Crisis (Especialista em Crise) – 2015

Seja na América Latina ou na África, é comum ver consultores políticos dos Estados Unidos empregados em campanhas presidenciais para trazer os conhecidos truques sujos, como propagandas negativas e desconstrução da imagem perante o eleitorado. É neste cenário que Our Brand Is Crisis (Especialista em Crise, no Brasil) busca montar sua base de apoio a partir de um caso real.

Jane Bodine (Sandra Bullock) é convocada para trabalhar na campanha de um candidato que busca novamente a presidência da Bolívia. Após ter sido eleito na década de 1990 e ter deixado o país de joelhos ao FMI, o presidenciável visa sair do quarto lugar das pesquisas apenas três meses antes das eleições gerais, enquanto a população protesta nas ruas por mais direitos e por mais representatividade. Bodine tem a dura tarefa de resgatar a credibilidade do politico, ao propagar que o país enfrenta uma profunda crise e que ele seria o único capaz de superá-la.

Um dos erros mais comuns nos filmes que apostam unicamente na figura de um protagonista forte é trabalhar a história em torno de sua perspectiva, criando buracos absurdos e falhas de enredo que são facilmente notadas. Com Our Brand Is Crisis não é diferente, já que os rumos da eleição presidencial são facilmente previstos desde a chegada da personagem de Bullock à Bolívia, onde ela torna um candidato charlatão em salvador da pátria. É claro que isso é extremamente comum – o seriado House of Cards mostra isso com propriedade na ficção e a política brasileira faz o mesmo na vida real – mas o interesse não é de discutir o dia a dia da campanha, e sim de mostrar o quanto aquela mulher está um passo a frente dos outros. Existe uma rivalidade bizarra com Pat (Billy Bob Thornton), consultor de um candidato rival, que torna as coisas ainda mais difíceis, já que, em nenhum momento sequer, o candidato de Jane passa por um momento de crise, como sugere o título do filme.

O problema é que o roteiro não é original – e sim adaptado do documentário homônimo que trata sobre a derrota de Evo Morales para Gonzalo Sánchez de Lozada em 2002, com pesado apoio dos EUA e de grupos de consultores. E a partir do conhecimento prévio dos problemas reais, Our Brand Is Crisis torna-se em uma adaptação sem sentido, apresentando uma dramatização apelativa com uma protagonista fraca, que depende o tempo todo de auxílio externo e que não consegue sustentar nem mesmo suas linhas de diálogo, resumidas a um punhado de citações políticas de peso. Bola fora do diretor David Gordon Green, que não soube manter o nível de Joe.

[youtuber youtube=’http://www.youtube.com/watch?v=LDh17hmTQ74′]

NOTA: 4/10

IMDb

Leave a Reply