Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Chuck Norris vs. Communism - 2015 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Chuck Norris vs. Communism – 2015

Chuck Norris vs. Communism é um esforço sensacional para contar como uma pequena revolução iniciada na sala de uma modesta casa de Bucareste gerou sementes que germinaram por toda Romênia, no período em que o ditador Nicolae Ceausescu controlava o acesso a informação de forma rígida e implacável. A dublagem é a forma mais acessível de tornar um filme disponível para um país estrangeiro. No caso romeno, o Partido Comunista não apenas tinha o controle de todas as produções cinematográficas, como também decidia cortar qualquer tipo de passagem sobre religião e mesmo qualquer menção sobre liberdade. Por conta disso, a televisão estatal só transmitia filmes aos domingos, e restringia o catálogo para obras soviéticas ou westerns americanos.

Neste sentido, no começo da década de 1980, Irina Margareta Nistor tornaria-se na segunda voz mais conhecida da Romênia. A partir de um refinado esquema de compra de fitas VHS de filmes estadunidenses, criou-se um método para dublar os longas em tempo real. Segundo a própria Irina, mais de três mil produções foram narradas em sua voz (e ela assumia o papel de traduzir todas as falas). Van Damme, Stallone, Norris apresentavam aos romenos retratos diferentes de tudo o que eles podiam imaginar.

Não era, no entanto, nos diálogos que as pessoas prestavam atenção. Era na organização da sociedade, nas vestimentas, na diferente conjuntura entre homem e mulher perante a sociedade. Tudo isso gerava discussões acaloradas. Para a diretora da produção, Ilinca Calugareanu, as reuniões para assistir as fitas VHS foram fundamentais para incitar a mudança que acarretaria na Revolução de 1989. Ao conhecer a sociedade que era proibida pelo governo, a difusão da propaganda boca a boca sobre o cinema dos Estados Unidos acarretou no crescimento e na consolidação do mercado negro de fitas. Como bem mostra o documentário, até mesmo membros do alto escalão do Partido, e até mesmo o filho do ditador Nicolae Ceausescu, corriam atrás para assistir aos grandes lançamentos.

Pela pouca duração, o documentário tem determinados defeitos, que não chegam a comprometer a experiência. Por exemplo, apesar da boa exploração do contexto geral do país e da agradável dramatização das cenas, não se tem a verdadeira noção sobre a amplitude da distribuição das fitas VHS. Neste caso, talvez as citações com números corrigissem ou problema (ou, ao menos, dariam uma impressão mais agradável na veiculação das informações). Mesmo assim, é inegável como a história tem capacidade para gerar seus frutos, talvez mesmo com um longa metragem que relate sobre o problema.

[youtuber youtube=’http://www.youtube.com/watch?v=znp1dNaPp3k’]

NOTA: 7/10

IMDb

Leave a Reply