Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Una giornata particolare (Um Dia Muito Especial) - 1977 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Una giornata particolare (Um Dia Muito Especial) – 1977

O grande Ettore Scola, um dos maiores gênios do cinema italiano, faleceu ontem, 19 de janeiro de 2016. Sua brilhante carreira no cinema será lembrada em filmes que se tornaram clássicos – esculpidos pelo trabalho incansável deu um homem com fortes posições políticas. Una giornata particolare (Um Dia Muito Especial, no Brasil) é um de seus filmes mais aplaudidos e cultuados. E não pode ser diferente: a execução primordial de uma história com um contexto tão pesado é tratada de forma leve, com momentos de tensão definidos de maneira irretocável.

O grande diferencial de Scola foi saber construir ótimos panos de fundo para seus filmes. Isto não apenas o ajudou na distribuição internacional de seus longas, mas também é de suma importância para o espectador que não tem conhecimento da realidade italiana. No caso de Una giornata particolare, o roteiro é montado a partir de um dos encontros mais discutidos da primeira metade do século XX, que foi a visita de Adolf Hitler à Itália de Mussolini, no dia 8 de maio de 1938. Scola abre o filme com imagens de Hitler no trem que o transportava para Roma, retiradas dos noticiários do regime fascista. Essa base é necessária para entender não apenas o culto à personalidade em cima da figura dos dois ditadores, mas também no envolvimento da sociedade, que fazia questão de presenciar o evento.

Antonietta (Sophia Loren) é uma mãe de família considerada como exemplar para o regime: dedicada às tarefas de casa, preocupada com a criação de seus filhos e gentil com seu marido. No dia do grande evento de 1938 para a sociedade de Roma, ela fica em casa enquanto o restante de sua casa vai para o desfile. Seu vizinho, Gabriele (Marcelo Mastroianni), provavelmente é uma das únicas pessoas do edifício que não faz a mínima questão de estar no evento. Quando os dois se encontram após o pássaro de Antonietta fugir, o dia ‘especial’ começa.

A conversa entre os dois ajuda o público a entender o perfil de cada um: Gabriele é um homem perseguido pelo governo, descontente com sua situação atual após ser demitido de seu emprego (a razão da dispensa é interpretada por Mastroianni em uma cena memorável, que garantiu ao ator a nomeação ao Oscar de sua categoria, algo raro para filmes europeus); Antonietta é submissa, enxerga Mussolini como um Deus na terra, vive fechada em torno das tarefas domésticas. Os dois desenvolvem uma atração mútua, com objetivos um tanto quanto diferentes.

É em torno dessa ‘zona de especulação’ que os dois se aproximam. Ao fundo, a rádio italiana anuncia cada passo da visita de Hitler. Com uma câmera flutuante, que deixa o espectador como um observador de cada passo do casal, os dois protagonistas, no auge de suas carreiras, brilham.

A edição em Blu-Ray da Criterion, lançada três meses atrás, é definitiva e conta com entrevistas de Loren e Scola, que fazem análises de grande importância sobre o desfecho final do filme e suas visões sobre os dois personagens. Una giornata particolare é único. O diretor desenvolveu um filme que tem a capacidade de levantar grandes discussões (papel da mulher na sociedade, culto à personalidade e repressão) a partir de um caso que ocorre em um apartamento de Roma.  Inesquecível, que marca o legado de um grande diretor e roteirista da história do cinema. Obrigado, Scola!

NOTA: 8/10

IMDb

Leave a Reply