Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
The Program - 2015 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

The Program – 2015

Para um filme que tem como pano de fundo o ciclismo, The Program é uma ótima amostra do quanto o cinema evoluiu nos últimos anos. Com tomadas maravilhosas das competições da Volta da França, o filme se destacaria facilmente se não fosse por um detalhe: o homem foco da análise, Lance Armstrong. Fazer a cinebiografia de uma pessoa viva é um problema que afeta diariamente Hollywood. Os produtores sabem, no entanto, que é mais lucrativo tentar colocar a história no cinema o quanto antes, já que existe toda uma mobilização em torno de figuras deste calibre. Recordo com precisão o dia que Armstrong venceu sua sétima Volta da França, em 2005. Acompanhei a transmissão da premiação, e fiquei bastante surpreso quando a mídia abraçou o termo ‘o maior esportista de nossa geração’, tanto nos EUA quanto na Europa. O fato é que Armstrong teve uma vida recheada de controvérsias, mas, ao mesmo tempo, serviu de inspiração para milhares de pessoas, pelo fato de ser sobrevivente de um câncer de testículo.

O filme dirigido por Stephen Frears segue todos os altos e baixos da carreira do estadunidense, cobrindo seu primeiro Tour, seu câncer, as vitórias consecutivas e a queda. Em meio a tudo isso, o refinado programa de doping, certamente o mais discutido e analisado, seja na Academia ou na mídia.

Ben Foster interpreta Armstrong, e é o principal destaque de um filme bastante problemático. Sua boa atuação (e a semelhança com o ciclista, graças a uma maquiagem bastante competente) torna-se no principal motivo para assistir The Program. Apesar de ter como base para o roteiro o livro de David Walsh (o jornalista responsável pela investigação inicial sobre os casos de doping de Lance, no filme interpretado por Chris O’Dowd), o filme peca em uma péssima edição.

Frears trabalha através de recortes, o que impede uma sequência natural de sua história. Por este motivo, ele acaba se tornando refém das legendas para identificar o local e a data de determinado evento. The Program, neste sentido, acaba sendo prejudicado pelo fato de querer abocanhar tudo de uma vez só.

É a procura desesperada pela ascensão e queda de Armstrong não dá espaço, por exemplo, para uma análise concreta do perfil do ciclista, deixando a imagem de que ele era apenas um egomaníaco, louco por vitórias. Será que é tudo tão fácil? O ponto positivo é a ambientação interessante, desde patrocinadores da época até mesmo nomes de personagens envolvidos na grande farsa, como Bob Hamman (Dustin Hoffman, em duas breves cenas).

A simplificação brutal de uma história tão detalhada e bem conhecida do grande público torna The Program em uma grande decepção.

[youtuber youtube=’http://www.youtube.com/watch?v=eXfp859pcM0′]

NOTA: 6/10

IMDb

Leave a Reply