Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
The Good Dinosaur (O Bom Dinossauro) - 2015 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

The Good Dinosaur (O Bom Dinossauro) – 2015

A boca paga.

Recentemente, ao escrever sobre Inside Out, fiz uma série de elogios à postura da Pixar em se tratando de animações. Minhas expectativas para cada filme produzido pelo estúdio de John Lasseter são enormes (e não poderia ser diferente). É por este motivo que fiquei extremamente decepcionado com o nível de The Good Dinosaur (O Bom Dinossauro, no Brasil).

Por mais inocente que pareça ser, o longa dirigido por Peter Sohn (com vasta experiência na direção de arte da casa) apresenta ao público uma aventura obscura com decisões muito questionáveis: personagens inconscientes, machucados, mordidas e animais se devorando – opção totalmente desnecessária, por sinal. O filme com a premissa de que o asteroide que causou a extinção dos dinossauros, milhões de anos atrás, não atingiu a terra. Eles, portanto, continuam habitando o planeta, e vivem a partir da agricultura e do planejamento para ter comida para o ano todo. Os dinos também têm um conceito apurado de propriedade privada e de família. É neste contexto que somos apresentados ao frágil Apatossauro Arlo, que acaba se separando de sua família em uma tempestade. Ao buscar o caminho para casa, ele encontra um pequeno garoto neandertal, Spot, que parece ser inspirado em Victor de Aveyron, a criança selvagem que foi assunto na França do século XIX. A história é dividida em três partes: inicialmente, uma breve introdução do ambiente em que Arlo vive, com seus pais e seus irmãos. O desenvolvimento, que deixa uma série de lacunas, mostra a epopeia de Arlo para retornar para casa. Na conclusão, Spot, que pensava não ter mais família, acaba reencontrando seus pais.

A parte curiosa e que chama a atenção é o fato dos dinossauros parecerem ser mais organizados que os humanos. Aliás, eles falam durante o filme, enquanto os humanos restringem-se aos gemidos. O fato negativo está na parte em que a Pixar mais se destacou, que é a construção gráfica. Por incrível que pareça, os cenários não tem vida. Quando os personagens não interagem diretamente com o ambiente, as nuvens ficam imóveis e a grama, por exemplo, parece mais com rabiscos refinados graças a computação gráfica. O vocabulário é inadequado (existem ameaças, inclusive de morte – que não combinam nem um pouco com a proposta original) e não se tem a certeza do público alvo.

Em determinada cena, é impossível não fazer a comparação direta com Rei Leão, o que só confirma o quanto esta produção é fraca. No fim do dia, The Good Dinosaur era uma produção que jamais deveria ter saído do papel. Ocorreram trocas de pessoas chave na produção (inclusive o diretor), o roteiro foi profundamente alterado e o lançamento foi atrasado por quase dois anos. O lançamento desta animação me fez pensar que a Pixar apostou justamente no seu renome para jogar uma obra incompleta nas telas. Lamentável.

NOTA: 4/10

IMDb

Summary
Review Date
Reviewed Item
O Bom Dinossauro
Author Rating
21star1stargraygraygray

2 thoughts on “The Good Dinosaur (O Bom Dinossauro) – 2015”

Leave a Reply