Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
The Dam Keeper - 2014 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

The Dam Keeper – 2014

Indicado ao Oscar de melhor curta de animação, The Dam Keeper é uma pérola!

“O trabalho do protetor da represa é manter a escuridão longe”. Em uma cidade habitada por animais, um jovem porco tem o papel de afastar as nuvens negras que ameaçam a cidade. Alvo de bullying na escola, tudo parece mudar quando ele se aproxima de uma raposa que tem o incrível talento de fazer caricaturas das pessoas. Mas um mal entendido acaba gerando uma situação em que tudo é colocado a prova.

Produzido e dirigido por Robert Kondo e Duke Tsutsumi, dois diretores de arte com passagem pela Pixar, The Dam Keeper toma um rumo bem diferente de Toy Story 3, por exemplo. Existe toda a construção de uma narrativa que emociona o espectador, mas, diferentemente de Woody e Buzz, este curta não foi pensado para promoção comercial, o que o torna único. As poucas linhas de diálogo deixam claro que a atenção está focada em pequenos atos, e é impressionante observar o potencial existente.

Tecnicamente, o curta também é impecável. Com mais de 8000 desenhos feitos a mão, a história do simpático porquinho é contada através de sutis transições de imagem. O curta teve uma excelente recepção do público e a nomeação ao Oscar apenas ajudou na promoção mundial. Os produtores já acertaram a venda dos direitos para a Macmillan, que irá responder as questões deixadas em aberto.

Mas a grande questão fica em torno da proposta geral: será que Kondo e Tsutsumi tem força suficiente para manter este padrão em uma animação de cerca de noventa minutos? será que vão adotar a base deixada no livro, que será publicado em 2016?

Enquanto espero ansiosamente pela continuação nas telas de The Dam Keeper, é impressionante ver a história sendo utilizada em programas pedagógicos, seja no Japão ou nos Estados Unidos. Um curta maduro e consolidado. É disto que o cinema precisa.

NOTA: 10/10

IMDb

Leave a Reply