Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
The Inner Circle (O Círculo do Poder) - 1991 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

The Inner Circle (O Círculo do Poder) – 1991

Ao mesmo tempo em que a União Soviética vivia seus últimos momentos, Hollywood abria as portas para a história do país que outrora foi considerado como a principal ameaça para a existência dos Estados Unidos. The Inner Circle (O Círculo do Poder, no Brasil) é apenas um de tantos longas produzidos entre 1990 e 1994 – no qual destaca-se Stalin, vencedor de três Globos de Ouro – estrelado por Robert Duvall. Para não serem acusados de fazer propaganda ideológica anti-Stalin, os produtores de The Inner Circle contrataram o diretor russo Andrei Konchalovsky, que colecionava prêmios e nomeações em solo americano e despontava como principal nome de seu país no cinema ocidental.

Ivan Ganshin é um projetista de filmes da KGB. Dentre propagandas e lançamentos do cinema, sua vida gira em torno da operação dos projetores que levam entretenimento e informação para milhares de soldados estacionados em Moscou. Certo dia, após o projetista chefe falecer, ele é chamado as pressas ao Kremlin para exibir um filme para o círculo de amigos de Stalin. Sua agilidade chama a atenção dos Generais, que decidem o contratar para o cargo.

A preocupação com a imagem de Stalin é forte, e uma das explicações para o fracasso deste filme. É notável todo o culto a personalidade ao líder russo – pessoas choram, tremem e suam apenas ao vê-lo de perto. O objeto central de análise – Ivan – é um dos atingidos por essa emoção, mas o filme não analisa muito mais que isso.

Poucas vezes vi um péssimo aproveitamento de tempo como em The Inner Circle. Com mais de das horas de duração, o roteiro aposta em episódios soltos, que variam desde a entrada da União Soviética na Segunda Guerra Mundial até a relação da mulher de Ivan com uma menina órfã e o envolvimento da moça com Lavrentiy Beria. Não existe um foco definido, tudo corre em torno de uma saga de romance rodeado de melodrama.

A rica história de Ivan – baseado em Alexander Ganshin – fica de lado. Ao invés de construir a doentia personalidade de Stalin através das exibições privadas, apenas duas vezes observamos o líder soviético assistindo a películas. Por sinal, Stalin é apresentado ao espectador como uma figura grandiosa, e não se discute por um segundo o aparelhamento da burocracia russa e seus podres.

NOTA: 3/10

IMDb

Leave a Reply