Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Straight Outta Compton - 2015 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Straight Outta Compton – 2015

Por si só, o Rap já é polêmico. Hollywood sempre tentou correr atrás da imensa legião de fãs deste gênero: Eminem, 50 Cent e B.I.G já tiveram suas histórias contadas na tela do cinema, mas nenhum deste filmes chamou a atenção, tanto da mídia quanto do público. Straight Outta Compton – uma das maiores surpresas do ano – muda completamente este panorama. Ao contar as origens de um dos grupos mais populares da história do Rap, o diretor F. Gary Gray contextualiza como poucos a transição da década de 1980 para os anos 90, com a ascensão do explosivo N.W.A. (Niggas With Attitude) – responsável pelas carreiras solo de Dr. Dre e Ice Cube – que participaram como produtores do filme ao lado da viúva de Eazy E. Ao contrário do que se possa imaginar, no entanto, Straight Outta Compton não é um filme que ressalta a vaidade pessoal das pessoas envolvidas. Muito pelo contrário, ele busca ressaltar problemas pessoais e condutas erradas que arrumaram para o N.W.A diversos problemas – seja com a polícia ou com as gravadoras.

A tríade do Rap é bem representada logo no começo do filme: Eazy-E  (Jason Mitchell) é um jovem com graves distúrbios comportamentais. Com uma cabeça para negócios, ele não tem a mínima dúvida ao usar o dinheiro proveniente do tráfico de drogas para iniciar seu grupo musical. Nesse sentido, Dr. Dre (Corey Hawkings), que passa por vários problemas familiares, dedica-se dia e noite à música, enquanto Ice Cube (O’Shea J. Jr, seu filho na vida realinspira-se nas dificuldades cotidianas de Compton para protestar contra a desigualdade social, contra o racismo e contra o abuso da polícia – o que eles chamam de ‘reality rap’ – uma mistura de jornalismo com opinião.

Junto de seu diretor de fotografia, Matthew Libatique, Gray conseguiu recriar com incrível detalhe a cidade de Los Angeles. No caso dos distúrbios de 1992, por exemplo, nota-se o cuidado para explicar ao espectador o motivo que levou milhares de pessoas a protestar nas ruas. Nesse sentido, a ambientação – chave do sucesso deste filme – é também o maior trunfo do roteiro, já que quem não tem um profundo conhecimento sobre o N.W.A também pode desfrutar do filme, muito por conta do excesso de detalhes e informações. É claro que histórias paralelas como a de Suge Knight apenas podem ser entendidas com um pouco de conhecimento prévio, mas isso não atinge – em momento algum – o andamento do filme.

A trilha sonora inclui clássicos como a música que dá título ao filme e recria a polêmica execução de Fuck Tha Police em um show de Los Angeles. Como poucos, Straight Outta Compton é uma aula de história e entra de cabeça na análise de como legisladores e até mesmo a polícia não consideravam o Rap como um estilo de música ou mesmo um produto da cultura de um grupo social – e fizeram esforço para calar essas vozes o mais rápido possível. No entanto, a briga pela liberdade de expressão, símbolo do N.W.A e retratada aqui com bastante fidelidade.

NOTA: 7/10

IMDb

Leave a Reply