Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Faust: Eine deutsche Volkssage (Fausto) - 1926 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Faust: Eine deutsche Volkssage (Fausto) – 1926

Faust: Eine deutsche Volkssage (Fausto, no Brasil) hoje é considera uma das produções mais importantes do cinema mudo alemão. Com o orçamento recorde de 2 milhões de marcos – um número incrível se considerarmos que a República de Weimar estava dando os primeiros passos para a recuperação após a hiperinflação que durou até 1924 –  F.W. Murnau reuniu os melhores produtores e técnicos que tinha à disposição na Universum Film AG (UFA) para levar a versão da clássica lenda alemã (o diretor também inspirou-se na obra de Goethe) às telas do cinema.

Em meio a um jogo entre Deus e o Diabo pela alma do alquimista Fausto (Gösta Ekman), o rei das trevas envia Mephisto (Emil Jannings) para oferecer a juventude eterna ao homem, que se desesperou após não conseguir curar uma praga. Com o aceite do pacto, Fausto encontra a jovem Gretchen (Camilla Horn) e acaba se envolvendo em um relacionamento de uma noite que atinge todos os que os rodeiam.

Logo nos primeiros dez minutos de rodagem é possível reparar na complexidade ímpar investida neste filme. O roteiro (lembre-se, este é um filme mudo) é brilhante por conseguir explorar várias camadas da realidade de Fausto, como no período pré e pós pacto com Mephisto e sua curta relação com Gretchen. E foi justamente por este motivo que o longa foi um fracasso de bilheteria e não conseguiu arrecadar nem metade do que foi gasto, o que é compreensível, uma vez que o público não estava acostumado com tamanha inovação – até mesmo os críticos da época consideraram o longa ‘fora de foco’.

O maravilhoso expressionismo de época pode ser reparado no diversificado número de truques visuais, especialmente em volta de Mephisto, que tem sua existência rodeada de mistérios. Se por uma hora ele é o ser superior, por outro lado existem algumas passagens cômicas que tratam de quebrar a barreira existente entre ele e os demais humanos.

Este filme também seria o último de F. W. Murnau na Alemanha. Após se destacar por sua competência, William Fox levou o diretor aos Estados Unidos e lhe deu muito dinheiro para a realização de Sunrise, um grande sucesso da década de 1920. Infelizmente a versão original de Fausto não está mais disponível, e apenas temos em mãos cópias sem várias cenas rodadas originalmente no cinema.

NOTA:8/10

IMDb

Leave a Reply