Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Secrets & Lies (Segredos e Mentiras) - 1996 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Secrets & Lies (Segredos e Mentiras) – 1996

Secrets & Lies (Segredos e Mentiras, no Brasil) é um dos filmes que chegaram ao status de cult apenas na década posterior ao seu lançamento. Mesmo com a indicação para cinco prêmios da Academia, o reconhecimento do mercado mundial ao longa de Mike Leigh veio aos poucos. A explicação é simples: mesmo com a aclamação da crítica, o longa teve sua distribuição inicial muito afetada por conta dos péssimos negócios feitos pelos distribuidores. No Brasil, por exemplo, o lançamento foi muito restrito, tomando conta apenas de salas de cinema das grandes capitais. No México, Argentina e Chile – outros mercados importantes, apenas para citar alguns – houve o mesmo problema.  O lançamento das versões home-video foi essencial para consolidar a reputação deste longa. Além de virar seleção obrigatória nas locadoras, as recomendações e exibições na televisão aproximaram muito o espectador que perdeu a janela de lançamento original.

Hortense (Marianne Jean-Baptiste) é uma mulher negra bem sucedida que coloca como objetivo descobrir sua verdadeira mãe. Ela vai até os arquivos e descobre que Cynthia (Brenda Blethyn), uma mulher branca que enfrenta maus bocados com sua filha, a entregou para adoção logo após seu nascimento. A partir disso, Hortense busca entender o motivo pelo qual foi recusada e tenta uma aproximação com sua verdadeira mãe, criando um laço de amizade duradouro.

O roteiro é tratado de forma bastante interessante. O segredo, que é desvendado já nos primeiros minutos para o grande público, é repassado aos poucos entre cada um dos personagens. O quarto final de Secrets & Lies é dedicado para contar o desfecho da revelação e as consequências do mesmo para a família. Apesar de observarmos ótimas discussões entre Cynthia e Hortense, existe pouquíssimos dados disponíveis sobre o motivo do abandono da bebê, ficando a cargo do espectador unir as pontas e chegar a sua própria conclusão.

A direção se preocupa em captar justamente os pequenos pontos de discórdia, aqueles que causam espanto e revolta. A partir deles é que temos a base para analisar o caso particular de cada uma das protagonistas, tanto a partir de sua visão dos caos instalado quanto a partir de suas próprias lembranças e experiências passadas.

Considerado como a grande pérola da filmografia de Leigh, o lançamento da versão em Blu Ray aconteceu no dia 15 de março de 2015. Infelizmente, o disco que tive acesso (prensado no Reino Unido) não conta com faixas adicionais de comentários ou qualquer outro suplemento que dê alguma luz na história apresentada. Apenas o curta A Sense of History, sem relação com Secrets, está disponível como extra.

NOTA: 6/10

IMDb

Leave a Reply