Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Our Nixon - 2013 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Our Nixon – 2013

Richard Nixon: 37° presidente americano. Renunciou por conta do escândalo do Watergate. É comum encontrar este tipo de resumo na internet – que acabam nos trabalhos de escola. Uma geração de pequenos americanos cresceu odiando o político republicano, taxado de corrupto e sujo. Se é verdade que as gravações da Casa Branca mostram o lado negro da personalidade de Nixon, também deve-se mencionar que ele foi responsável por um período de estabilidade na política externa ao se aproximar da China e optar por uma trégua com a União Soviética. Apesar dos protestos da Guerra do Vietnã, sua reeleição em 1972 teve a maior margem de vantagem da história de seu país.

Produzido pela CNN, Our Nixon é um documentário que não busca trabalhar sobre ou o caso Watergate. Também não quer vestir o ex-presidente no manto de injustiçado. A proposta é mostrar a Casa Branca da administração Nixon através dos olhos H.R. Haldeman, John Ehrlichman e Dwight Chapin – os maiores confidentes de Nixon que gravaram mais de 500 rolos de filmes Super 8 de 1969 até 1974. A montagem do roteiro foi feita através de eventos que marcaram a presidência do republicano: sua inauguração (1969) é acompanhada especialmente pela viagem à China e os protestos contra a Guerra do Vietnã. Entre as várias crises internas, imagens de momentos privados mostram o lado “humano” de Nixon, Kissinger e seus demais companheiros.  Portanto, o quadro político dos Estados Unidos é traçado a partir da perspectiva destes senhores sobre os eventos citados anteriormente, visão que pode ser bastante distorcida da realidade, o que encoraja o espectador a pesquisar a fundo sobre os temas explorados.

A grande diferença foi saber intercalar as imagens produzidas pelos assessores com notícias da época, discursos e também com as fitas gravadas na Casa Branca – que nos jogam diretamente nos fatos. Em nenhum momento Our Nixon busca reescrever a história ou dar uma versão diferente da que conhecemos dos fatos polêmicos como o caso do Pentagon Papers e, claro, do infame Watergate. As entrevistas feitas com Haldeman, Ehrlichman e Chapin ajudam a compreender a rotina presidencial e os bastidores da guerra de egos que ocorria frequentemente, especialmente a de Ehrlichman com Kissinger.

É inegável que a imagem do político republicano para sempre ficará manchada por conta de sua renúncia. No entanto, documentários como Our Nixon são bem-vindos ao propor reflexões sobre um dos períodos mais obscuros da política americana. Excelente opção para quem gosta de história dos Estados Unidos.

NOTA: 7/10

IMDb

Leave a Reply