Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Ostře sledované vlaky (Trens Estreitamente Vigiados) - 1966 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Ostře sledované vlaky (Trens Estreitamente Vigiados) – 1966

Ostře sledované vlaky (Trens Estreitamente Vigiados, no Brasil) é o maior filme da história da Tchecoslováquia. Além de ser extremamente bem sucedido no mercado Europeu na época de seu lançamento, o longa dirigido por Jirí Menzel também marca o rompimento definitivo da New wave tcheca com o chamado “cinema tradicional” bancado pela União Soviética.

Na metade final da Segunda Guerra Mundial, o jovem Milos (Václav Neckár) segue a tradição de sua família e trabalha no controle de trens de uma pequena estação dominada pelos nazistas e seus aliados. Após se apaixonar por uma moça da região, ele passa a sofrer pressão de seu colega de trabalho, um mulherengo convicto, para dar o passo adiante e transar com a mulher o quanto antes. Acontece que Milos, que jamais esteve com uma mulher anteriormente, sofre com seus transtornos de ansiedade, o que torna a tarefa ainda mais complicada.

A fotografia do filme é bastante peculiar. Ela ressalta detalhes e nunca dá atenção demasiada para o cenário. A transição de cenas salta de rosto para rosto e é minimalista, indicando a influência do neorrealismo italiano (base para nove de dez diretores tchecos do período). O que torna Trens especial é justamente sua escala de análise bastante reduzida: os produtores buscaram tratar de uma história bastante singular (adaptada de um popular livro da época), afastando a sombra do nazismo.

Se a New Wave tcheca já havia ganhado a atenção dos críticos com Os Amores de uma Loira, foi com Trens Estreitamente Vigiados que o movimento fixou sua bandeira e dividiu os diretores daquele país em duas categorias: os “rebeldes” e os “clássicos”. Dois anos antes de Trens ganhar o Oscar de melhor filme estrangeiro, a Academia premiou o também tcheco A Pequena Loja da Rua Principal, um forte drama ambientado na Segunda Guerra Mundial. Enquanto os eslovacos preferiram seguir com o padrão de roteiro baseado na escola russa do pós-guerra, os tchecos foram os grandes responsáveis pelo rompimento referido anteriormente. Em uma breve comparação, enquanto A Pequena Loja propõe contar um drama de guerra para então construir seus personagens e sua história, Trens diferencia-se ao trazer elementos até então proibidos, como nudez, sensualidade e uma ponta de humor negro e fazer destes elementos as peças fundamentais do roteiro, com a Segunda Guerra servindo apenas de ambientação.

Fundamental para entender o cinema tcheco, Trens Estreitamente Vigiados é um clássico que merece todas as honras possíveis. Um típico exemplo de um longa à frente de seu tempo, as linhas de diálogos bem construídas e as cenas irreverentes o colocam na lista dos melhores filmes da década de 1960.

NOTA: 9/10

IMDb

Leave a Reply