Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
In the Name of the Father (Em Nome do Pai) - 1993 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

In the Name of the Father (Em Nome do Pai) – 1993

Uma das maiores pérolas da década de 1990! In the Name of the Father (Em Nome do Pai, no Brasil), dirigido pelo grande Jim Sheridan, é um exemplo de uma construção impecável de um roteiro adaptado de um livro autobiográfico. Mais do que isso: é uma verdadeira aula de cinema.

Daniel Day-Lewis interpreta Gerry Conlon, um irlandês acusado de pertencer ao IRA e ter orquestrado o ataque a um pub de Guildford, em 1974, ocasião que resultou na morte de seis pessoas e deixou mais de sessenta feridos. Junto dele, seu pai, Giuseppe (Pete Postlethwaite) e várias outros jovens foram presos sem qualquer prova. Na prisão, uma grande luta pela liberdade destas pessoas passa a tomar conta da opinião pública após a entrada da advogada Gareth Peirce (Emma Thompson) no caso.

Considero a contextualização como um fator chave para qualquer tentativa de inserir o público em um determinado período. Jim Sheridan foi brilhante ao retratar o apoio popular ao IRA junto da geração dos anos de 1970, ainda influenciada pelos hippies e pelo lema de paz e amor. Nesta fase inicial também desfrutamos de uma excelente trilha sonora, que muda de rumo e toma tons mais dramáticos a medida em que observamos a grande injustiça que ocorreu na vida daqueles inocentes. Mas nem tudo foi levado ao pé da letra: o diretor usou sua cota criativa ao colocar na mesma cela pai e filho – algo que não ocorreu na vida real –  e ao criar o personagem de um inspetor de polícia que juntava boa parte dos relatos feitos por Conlon sobre os guardas da prisão em seu livro, Proved Innocent.

O excelente Day-Lewis repetiu a parceria de sucesso com Sheridan e recebeu sua segunda indicação ao Oscar (já havia vencido quatro anos antes com My Left Foot: The Story of Christy Brown). Sua atuação é a alma do filme, e é impossível não se impressionar com a paixão da interpretação deste grande ator.

Para quem se interessar pelo caso, além da leitura do livro de Conlon, também recomendo dar uma pesquisada pelo caso Maguire Seven, que é abordado de forma superficial no filme. Indicado a sete prêmios da academia, com certeza In the Name of the Father é um daqueles casos para entrar na lista dos melhores longas que não conseguiram sequer um prêmio.

NOTA: 9/10

IMDB

Leave a Reply